Terror

Polícia prende quadrilha violenta que praticava assaltos a residências

Revólver dentro da boca da vítima e ameaças de que arrancariam seus dedos e orelhas com uma tesoura de cortar grama. Era assim que uma violenta quadrilha realizava assaltos a residências de alto padrão em Curitiba e Região Metropolitana. Eles foram presos em uma operação deflagrada pela Delegacia de Furtos e Roubos (DFR). A ação aconteceu na terça-feira (21) e os suspeitos foram apresentados à imprensa na tarde desta quarta-feira (22).

De acordo com o delegado Matheus Laiola, oito adultos foram presos e dois adolescentes apreendidos. “Eles usavam máscaras e eram muito violentos, amarravam as vítimas, davam coronhadas, e uma delas chegou a ter seu maxilar e diversos dentes quebrados”, disse.

Além disso, eram muito organizados, e cada um tinha sua função definida no esquema. “Alguns ficavam no carro, outros entravam na casa tocando o terror e parte do grupo cuidava da receptação”, explicou.

Investigações

Para encontrá-los, a equipe policial iniciou as investigações em janeiro deste ano, após o assalto a uma casa no bairro Xaxim, em Curitiba, quando três dos envolvidos – Rivaldo da Silva Daniel, Jean Marcos Ferreira da Silva e um adolescente – foram reconhecidos pelas vítimas.

A partir de então, diversas diligências foram realizadas e o criminoso João Guilherme Kamiesk também foi preso em flagrante no momento em que adulterava as placas de um veículo Renault Megane roubado de outra residência do Xaxim.

Um fato que chamou a atenção da polícia, segundo o delegado, é que em todas as ações os bandidos utilizavam o mesmo veículo, um Ford Fiesta de cor branca. “O mesmo carro que aparece nas imagens das câmeras de segurança desses crimes foi usado em um roubo no Boqueirão e em outro no município de Fazenda Rio Grande”, comentou.

Segundo a polícia, os suspeitos desses delitos foram identificados como João Paulo Borges de Lima, Adriano Barbosa Sorrilha, Lucas Pereira Lima e Dyeslei de Souza dos Anjos, todos reconhecidos pelas vítimas.

Foto: Átila Alberti
Foto: Átila Alberti

Outros mandados

Na operação também foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão contra o grupo criminoso. Nessas ações, a equipe encontrou vários produtos roubados de, pelo menos, quatro residências diferentes.

Dos oito adultos presos, sete já tinham passagens pela polícia por diversos crimes como tráfico de drogas e homicídios e somente Bryan Giovanne Ferreira da Silva não possuía antecedentes. “Inclusive, João Paulo foi preso com uma quantidade razoável de drogas como crack e cocaína, e ainda uma pistola Taurus calibre 9 milímetros”.

Agora, os adolescentes responderão por ato infracional, enquanto os adultos responderão por associação criminosa, tráfico de drogas, roubo, receptação e porte ilegal de arma.