Licitação

Ponte de Guaratuba começa a sair do papel

Na temporada de verão, 430 mil veículos utilizam o ferryboat na travessia entre a Praia de Caieiras, em Matinhos e Guaratuba. Foto: Divulgação/AEN-PR

Ainda que a passos lentos, a Ponte de Guaratuba começa a sair do papel. Nesta segunda-feira (12), as empresas que concorrem na licitação para a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da construção da ponte tiveram suas propostas de preço conhecidas, após a abertura dos envelopes pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). O teto para a execução dos serviços era de R$ 919,9 mil e o maior desconto foi de 25%.

Leia mais: Duas empresas apresentam propostas para a Ponte de Guaratuba

Entre as duas concorrentes, a ECR, de São Paulo propôs R$ 689,8 mil, e a Engemin, de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, apresentou o valor de R$ 832,8 mil. O DER-PR planeja anunciar a vencedora até o final de março, mas esta licitação não se baseia no critério de menor preço. Conforme o edital, o resultado final vai levar em consideração tanto a nota técnica quanto o preço. Ainda de acordo com o órgão, o estudo de viabilidade vai nortear a futura licitação da obra.

As duas empresas apresentaram as propostas técnicas no dia 22 de dezembro do ano passado. No dia 29 de janeiro de 2018, foram publicadas no Diário Oficial as notas técnicas, que levaram em conta a avaliação da experiência profissional e capacidade das empresas na execução de trabalhos semelhantes ao objeto do edital. A Engemin obteve 99,2 pontos e a ECR, 89,6.

Adiamento

Na véspera da sessão para conhecimento das propostas de preços, marcada para 8 de fevereiro, a ECR protocolou recurso administrativo contestando a nota recebida. Este fato adiou a data de abertura dos envelopes. A comissão de licitação do DER-PR acolheu parcialmente o pedido e, no último dia 7 de março, revisou a nota da empresa de São Paulo para 92,6.

A partir da publicação do resultado final no Diário Oficial, é aberto um prazo de cinco dias úteis para recursos administrativos, conforme prevê a Lei de Licitações e Contratos (8.666/93). Na sequência, acontece a fase de habilitação. Se a documentação da primeira colocada estiver de acordo com todas as exigências do edital, será declarada vencedora.

Trânsito facilitado

O principal objetivo da construção da ponte entre a Praia de Caieiras, em Matinhos, e a Prainha, em Guaratuba, é agilizar o trânsito. Na temporada de verão, 430 mil veículos utilizam o ferryboat para a travessia.

O edital prevê uma ponte com aproximadamente 800 metros de extensão e seus acessos, estimados em 2 mil metros. A ganhadora terá 270 dias para realizar estudos – ambientais, de tráfego, de traçado, de engenharia da obra de arte especial e socioeconômicos – e apresentar alternativas para a obra com seu custo x benefício.

Carro é esmagado e família escapa por milagre, em grave acidente na BR-277