Exército abre quartel para visita de crianças

Esta semana o 20.º Batalhão de Infantaria Blindado, no bairro do Bacacheri, zona norte de Curitiba, está abrindo as portas para receber cerca de 4 mil alunos de escolas estaduais e municipais. O passeio é para comemorar o Dia do Soldado, 25 de agosto, e de quebra resgatar valores cívicos e de respeito a Pátria. Lá as crianças vêem os cães treinados em ação, ouvem a banda de música e ainda praticam exercícios semelhantes aos do Exército.

Para as crianças o rigoroso treinamento do Exército não passou de uma brincadeira. Elas fizeram atividades com cordas, onde puderam testar seu equilíbrio e força. Paola Tatiana Antoniasse, de 9 anos, ficou com um pouco de medo quando desceu no cabo aéreo. “Quando subi era muito alto. Desci de olhos fechados, parecia uma montanha”, conta. Rafael Tomaz de Aquino, 7, participou da “falsa baiana”, atividade em que se atravessa de um lado para outro, tendo uma corda de apoio para os pés e outra para as mãos. “Foi difícil: a corda era pequena, tive que ficar agachado”, comenta.

Mas o que a criançada gostou mesmo foi de ver os cães em ação. “Eles obedecem bem direitinho, bem diferente do cachorro lá de casa”, compara Cristiane Mirian Schneider, 8. Outra que se encantou pelos bichinhos foi Pollyane de Oliveira Vedovelho, 10. “”É que gosto de animais. Tenho alguns em casa e eles me amam”, explica.

Depois desta maratona é hora de sentar e ouvir a banda do batalhão. Músicas clássicas, populares, e samba estão no repertório. Mas a que fez a festa da garotada da 1.ª série foi a do Sapo. “Eu sabia cantar junto”, esclarece Jéssica Cristina Proença. Alguns alunos também tiveram a oportunidade de marchar como soldados, acompanhados pelos músicos. Para a professora Sandra Regina Espíndola a visita ao batalhão foi um momento único para a criançada. Conta que dificilmente eles teriam acesso a uma banda, se não fosse ali. “Muitos não andam nem de ônibus”, justifica. Ontem cinco escolas estiveram no 20.º Batalhão, mas até sexta-feira 38 unidades terão passado por lá.

O tenente-coronel Machado Ferraz explica que a atividade não sofreu nenhuma influência do corte que governo federal fez no orçamento do Exército. De 1,3 bilhão a entidade recebeu 579 milhões e, com isto, 44 mil recrutas foram dispensados no fim de julho, correspondendo a 84% da corporação. Nas visitas é usada somente a infra-estrutura que a unidade já possui, sem nenhuma despesa. Para Ferraz o evento mostra aos pequenos que as Forças Armadas não são um instrumento hostil, mas de proteção a sociedade.

Voltar ao topo