economia

GM mantém liderança entre marcas de carro mais vendidas no Brasil, diz Fenabrave

Fabricante do Onix – o modelo mais vendido no País desde 2015-, a General Motors (GM) está mais perto de quebrar uma sequência de 14 anos de liderança da Fiat no ranking das montadoras que mais emplacam carros no mercado brasileiro.

Os números divulgados nesta quarta-feira, 5, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entidade que representa as concessionárias de veículos, mostram uma distância superior a 22 mil carros da GM em relação à marca italiana no resultado dos nove primeiros meses do ano.

Em participação de mercado, a montadora norte-americana tem 16,9% do total de carros de passeio e utilitários leves comercializados no Brasil, enquanto a Fiat, agora vice-líder, responde por 15,4%, seguida, à boa distância, pela Volkswagen (12,3%).

Também houve mudança na disputa pela quarta colocação no ranking, historicamente ocupado pela Ford, mas que agora está com a Hyundai, marca de 10% dos carros comprados pelos brasileiros neste ano. O desempenho é puxado pelo HB20, a opção de entrada da montadora coreana que só fica atrás do Onix entre os modelos mais comprados pelos brasileiros.

Quarta colocada até o ano passado, a Ford, com participação de mercado de 9%, caiu para a sexta posição na lista em 2016, ficando atrás não apenas da Hyundai, mas também da Toyota, quinta colocada com 9,2%.

Voltar ao topo