Curitiba!

Professores municipais protestam contra reformulação de aposentadoria

Professores municipais protestam contra reformulação de aposentadoria. Foto: Jonathan Campos.
Professores municipais protestam contra reformulação de aposentadoria. Foto: Jonathan Campos.

No terceiro dia consecutivo de greve, professores da rede municipal de ensino de Curitiba se reúnem em frente à Câmara Municipal para pressionar os vereadores contra o ajuste fiscal anunciado pelo prefeito Rafael Greca (PMN). Os docentes chamam a medida de “pacote da maldade” e questionam, sobretudo, a intenção do executivo de alterar o funcionamento do Instituto de Previdência dos Servidores do Município (IPMC).

A prefeitura defende que o atual modelo do sistema não é sustentável porque, com o envelhecimento da população, há cada vez menos servidores ativos na comparação com inativos. Por outro lado, os servidores dizem que o instituto é “sadio”.

O ato em frente à Câmara começou por volta das 9 horas. Segundo o Sismmac, sindicato que representa os docentes, cerca de 600 professores estão reunidos no local. Vereadores estão recebendo, aos poucos, comissões de manifestantes para discutir a questão, informou a assessoria de imprensa da entidade.

Nesta quarta-feira (22), a direção do sindicato já havia sinalizado a possibilidade de incluir na pauta de reivindicações da categoria uma abertura de diálogo sobre o ajuste fiscal proposto pela prefeitura.

“A pauta que nos levou a essa paralisação é o plano de carreira e contratação de mais professores. Mas claro que a gente vai discutir ataque ao IPMC com toda a categoria. Não descartamos incluir na pauta essa questão e continuar fazendo pressão nos vereadores”, declarou na quarta Viviane Bastos, que faz parte da direção do Sismmac.

Assembleia

Uma nova assembleia para decidir sobre os rumos da greve dos professores do município deve ser realizada somente na próxima sexta-feira (24). O sindicato informou ainda que protocolou um novo pedido de reunião para tentar avançar nas negociações. Procurada, a prefeitura ainda não se manifestou sobre a possibilidade de incluir o encontro na agenda de secretários.

Na quarta, a paralisação, segundo a prefeitura, afetava 47 de 185 escolas, o equivalente a 25% dos colégios da rede municipal. A rede tem cerca de 101 mil estudantes.

Balanço

A Secretaria Municipal da Educação informou no final da manhã desta quinta-feira que 124 das 185 escolas municipais funcionam normalmente. Outras 26 têm atendimento parcial e 35 não funcionam.

A secretaria orienta os pais dos alunos para que entrem em contato com as unidades e levem os filhos às escolas quando houver professores. Caso tenham dúvidas, também podem entrar em contato com o núcleo regional de ensino da sua região.

Para garantir o atendimento, a secretaria está fazendo remanejamento dos profissionais, de forma que os alunos que compareçam às unidades não fiquem sem aula.

Núcleos Regionais de Ensino

Bairro Novo
Telefone: 3289-1634

Boa Vista
Telefone: 3313-5699

Boqueirão
Telefone: 3313-5544

Cajuru
Telefone: 3361-2356

CIC
Telefone: 3212-1556

Matriz
Telefone: 3218-2432

Pinheirinho
Telefone: 3313-5444

Portão
Telefone: 3350-3972

Santa Felicidade
Telefone: 3374-5000

Tatuquara
Telefone: 3298-6351