Demolidas!

“Tiramos nossos pertences debaixo dos escombros”, diz mulher em reintegração de posse

Foto: Antônio More.

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (17), a Polícia Militar apoia a Justiça numa reintegração de posse na Vila Liberdade, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Apesar de policiais tentarem dificultar o acesso às informações no local, a Tribuna do Paraná apurou que são mais de 200 casas.

A ação policial começou por volta das 6h, quando pelo menos 300 policiais chegaram e proibiram que as pessoas entrassem na vila. “Quem saiu, não conseguiu mais entrar. Muita gente, a maioria, ficou com a roupa do corpo”, desabafou uma moradora.

A PM não permitiu a aproximação das equipes de reportagem. Em nota, divulgada pela assessoria de imprensa, a corporação informou que são cerca de 150 casas de madeira e que muitas já não estavam mais habitadas. Ao contrário da PM, os moradores diziam que eram aproximadamente 500 famílias e que a maioria ainda morava ali.

Apesar da tensão, a reintegração segue pacífica. Conforme os moradores, as casas foram demolidas com tudo dentro. “Só depois das demolições que nos permitem tirar nossos pertences, debaixo dos escombros”, denunciou outra moradora.

A reintegração foi decretada pelo juiz da Comarca de Colombo. Além disso, o Conselho Tutelar, o Serviço Social e Desenvolvimento Urbano e outros órgãos envolvidos também acompanham a ação. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e uma ambulância também estão presentes, mas não ainda não foi preciso socorro.

Conforme os moradores, a ordem de reintegração de posse foi lida no começo da manhã, quando os policiais chegaram. “Até então, a gente não sabia que iam nos tirar daqui”. Segundo a Justiça, a área reintegrada é particular e uma parte abrange manancial, o que faz com que as pessoas não possam estar ali.