Na fachola!

Mutirão vai instalar conversores e antenas de graça em três bairros neste sábado

Fique esperto. Aproveite o mutirão deste final de semana para instalar sua antena.

Acontece neste sábado (20) em Curitiba um mutirão para instalar conversores e antenas digitais nos bairros Campo do Santana, Tatuquara e Alto Boqueirão. A ação vai das 10h às 16h, e as equipes de antenistas profissionais vão percorrer as casas destes bairros para fazer a instalação de graça. O objetivo é atender a população carente que já retirou o kit digital gratuito, mas, por algum motivo, ainda não instalou os equipamentos ou enfrenta problemas com a sintonia dos canais.

Mas atenção, o mutirão também vale para quem comprou kit e ainda sofre com as dificuldades técnicas.

A Seja Digital, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, é a responsável pela iniciativa. Além de Curitiba, outras cinco cidades recebem o mutirão de instalação neste final de semana, no mesmo horário. No sábado, as equipes estarão em Guaratuba, litoral paranaense, e Ponta Grossa, nos Campos Gerais. No domingo, será a vez de São José dos Pinhais, Rio Branco do Sul e Piraquara.

O desligamento do sinal analógico de TV acontecerá no dia 31 de janeiro em Curitiba e em mais 26 municípios da região. A partir da data, a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital.

Vale lembrar: Você vai ficar sem a sua programação da RPC TV caso não adquira o kit digital.

Para garantir uma troca de sistema sem traumas, mais de 365 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto, estão disponíveis para a população mais carente. Para saber quem tem direito e agendar a retirada dos equipamentos, é preciso acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar de graça para o número 147. Até o momento, 68% das pessoas que têm direito ao kit gratuito em Curitiba e região fizeram a retirada dos equipamentos.

sejadigital-divMutirão

Ao todo, o mutirão de instalação organizado pela Seja Digital conta com 240 pessoas, divididas em oito equipes. A ação vem ocorrendo desde novembro do ano passado, em praticamente todos os finais de semana, após a divulgação da pesquisa sobre a digitalização no Brasil, realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). “A partir do índice do Ibope, organizamos as ações para cumprir a meta de desligamento do sinal analógico, que tem que ter pelo menos 93% de cobertura do sinal digital para ser desligado”, explica Sandra Frasson, gerente regional da Seja Digital.

Segundo a Seja Digital, as ações de instalação de kits têm dado resultado. Agora mais perto da data da troca do sinal analógico para o digital, Sandra conta que os principais problemas para o televisor de alguém não pegar acabam sendo os mais simples de resolver, como uma antena virada para o lado errado ou falha na sintonia de canais. “No início do trabalho, era mais difícil. Os técnicos entravam nas casas e os kits e antenas estavam guardados nas caixas. Era preciso fazer a instalação completa”, revela.

Para saber o índice atual de digitalização na capital paranaense e região, será preciso aguardar outra pesquisa do Ibope, prevista para ser lançada um ou dois dias antes do dia 31 de janeiro, data prevista para o desligamento do sinal analógico. “Se a digitalização ainda não estiver completa, a Seja Digital continuará desenvolvendo seu trabalho até que índice atinja 100%”, arremata a gerente.

Pontos fixos

Além dos mutirões com técnicos percorrendo as ruas dos bairros e cidades, batendo de casa em casa para fazer instalações, a Seja Digital também disponibiliza pontos fixos para a população agendar o atendimento. “As pessoas que ainda não adquiriram o kit ou não estavam em casa nos dias do mutirão, podem procurar esses pontos e agendar uma visita técnica. Ou mesmo tirar dúvidas sobre problemas”, diz Sandra Frasson.

Ainda não tem o conversor? Saiba como obter um kit gratuito pra conversão da TV analógica pra digital

Os endereços dos pontos fixos que recebem o mutirão neste fim de semana são:

Em Curitiba:

– Tatuquara: Rua Hermes Faria de Macedo, 456, Supermercado Center

– Campo de Santana: Rua Jesus Alves da Cruz, 351, sorveteria 3m

– Alto Boqueirão: Rua Eduardo Pinto da Rocha, 519, Pastelaria Souza

 

Em Guaratuba: Rua Otaviano Henrique de Carvalho, 3624 (Panificadora Doce Sabor)

Em Ponta Grossa: Rua Osnil Benedito Kapp, 175 Cará-cará (Mercearia Açougue Holanda)

Em Rio Branco do Sul: Rua Manoel Müller Siqueira, 480 (Supermercado Matias)

Em Piraquara: Rua Herbert Trapp, 617 (Panificadora Nicolle)

Em São José dos Pinhais: Av. Guatupê, 3791 (Supermercado Telêmaco Borba )

 

Voltar ao topo