Haja força!

Biarticulado velho quebra e fiscais são flagrados empurrando o busão

Sete homens, entre eles quatro fiscais da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), foram flagrados por volta das 18h desta quinta-feira (28) empurrando um biarticulado da linha Boqueirão que pifou na estação-tubo Praça Carlos Gomes, localizada na Rua Pedro Ivo. “Presenciei hoje no centro de Curitiba, a frota de ônibus de Curitiba esta sucateada os ônibus estão se esfacelando”, comentou o advogado Mesael Caetano dos Santos, que registrou o fato e compartilhou as imagens em seu perfil do Facebook.

Segundo a Urbs, o veículo tem 14 anos de uso e a pane foi causada pelo travamento da caixa de transmissão. De acordo com a gestora do transporte coletivo da capital, o procedimento normal seria esperar o guincho, o que levaria cerca de 40 minutos. Para não atrapalhar o restante da operação, os fiscais resolveram empurrar o ônibus da estação até a chegada do socorro. Quando o guincho chegou, o veículo foi levado para o reparo na garagem da empresa

Além das linhas Boqueirão e Ligeirão Boqueirão, que param no tubo da Carlos Gomes, o veículo parado impediria também a passagem do Ligeirão Centenário-Campo Comprido, que passa pelo trecho para chegar até a Praça Rui Barbosa. Se o biarticulado não tivesse sido retirado pelos sete homens, 5 mil passageiros seriam afetados em quase 1 hora do sistema parado, conforme a gestora.

onibus2

A responsável pelo transporte coletivo informou que o ônibus estava com a vistoria em dia e que problemas assim acontecem também com veículos novos. Curitiba tem 1.400 ônibus. A frota vencida (composta por 426 veículos acima de 10 anos de uso) – que está rodando amparada por decisão judicial favorável às empresas do sistema – precisa passar por avaliação geral a cada 3 meses. Os demais são obrigados a fazer revisão a cada 6 meses, como estipula o contrato da concessão.