Na luta!

Paraná Clube segura o Grêmio e arranca empate na Vila Capanema

O jogo teve muita marcação, e muita luta dos paranistas. Foto: Jonathan Campos

O Paraná Clube recebeu o Grêmio neste domingo (20), tentando encontrar sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Para o duelo, o técnico Rogério Micale modificou bastante o Tricolor. Foram sete novos jogadores entre os titulares, mas a principal estratégia foi fechar o meio de campo e evitar tomar gols. Para isso, os volantes Torito González, Leandro Vilela e Johnny Lucas, este último um pouco mais avançado. A estratégia deu certo e ainda que tenha criado poucas chances de abrir o placar, o Tricolor não facilitou para o Grêmio e saiu com o 0x0.

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

A primeira novidade foi a escolha de Thiago Rodrigues para a meta. O goleiro sofreu uma lesão ainda no Campeonato Paranaense e fez sua estreia no Brasileirão nesta tarde. O lateral Júnior e os zagueiros Neris e Cléber Reis também foram incorporados ao time. O lateral-esquerdo Mansur, que tinha dado vez a Igor na última partida, contra o Santos, também retornou. Leandro Vilela foi outro que teve oportunidade de entrar entre os onze titulares. O volante só tinha estado entre os titulares na primeira rodada da competição. Johnny Lucas foi liberado pelo departamento médico e foi mais uma peça.

Os dois times criaram boas oportunidades no primeiro tempo. Aos 6 minutos, Silvinho deu uma bela arrancada pela esquerda e de fora da área deu um forte chute em direção à meta do Grêmio, mas a bola acabou passando por cima do gol. Aos 15, outra boa oportunidade com Silvinho, que dentro da área tentou o chute, mas a bola bateu em Jaílson.

Não conseguindo criar oportunidades reais de gol, o tricolor gaúcho passou a abusar dos toques de bola, para tentar abrir espaço na fechada defesa paranista.

Uma das situações trabalhadas por Micale nos últimos treinamentos foram as defesas em bolas paradas. Durante a primeira etapa foram quatro oportunidades de cobrança de falta parada para o Grêmio, mas o Paraná conseguiu se fechar e evitar o pior.

Silvinho na disputa com Kannemann. Foto: Jonathan Campos
Silvinho na disputa com Kannemann. Foto: Jonathan Campos

Na volta para a segunda etapa, o tricolor gaúcho se mostrou mais incisivo e nos minutos iniciais foi perigoso. Aos 4 minutos, Ramiro recebeu cruzado e mandou para o fundo das redes, mas estava impedido.

Aos nove minutos, Silvinho, em tabelinha, fez uma sequência de passes bonitos. Avançando pela esquerda, passou de letra, recebeu novamente e devolveu de calcanhar e na terceira participação passou debaixo das pernas do marcador, mas a bola se perdeu e a jogada não teve continuidade.

O jogo seguia equilibrado, mas sem grandes possibilidades de gol para os dois lados. Aos 17 minutos a partida precisou ser interrompida, pois Kannemann se chocou forte com Thiago Rodrigues e os dois tiveram sangramentos na cabeça. Depois de uma parada de 5 minutos para atendimento médico, o jogo foi retomado e os dois atletas passaram a jogar com touca de natação para que os ferimentos fossem protegidos.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

Aos 30 minutos, o melhor lance do jogo. Silvinho arrancou sozinho pela esquerda, esperou Caio chegar pelo meio e tocou. O meio campista fintou o defensor e mandou um bomba que passou raspando o travessão. Aos 34, Ramiro cruzou da direito e Lima cabeceou no canto. Thiago Rodrigues fez milagre e espalmou.

Sentindo o cansaço, restou ao Paraná se defender até o último minuto para garantir mais um ponto, importante na luta para ficar de fora da zona de rebaixamento. Ainda que a vitória não tenha vindo, o placar zerado contra o Grêmio foi importante para o Tricolor paranaense.

Ficha técnica

BRASILEIRÃO
1º Turno – 6ª Rodada

PARANÁ CLUBE 0x0 GRÊMIO

Paraná Clube
Thiago Rodrigues; Júnior (Alemão), Neris, Cleber Reis e Mansur; Leandro Vilela (Léo Itaperuna), Torito, Jhonny Lucas e Caio Henrique (Alex Santana); Silvinho e Carlos.
Técnico: Rogério Micale

Grêmio
Marcelo Grohe; Léo Moura (Lima), Bressan, Kannemann e Cortez; Jaílson (Cícero), Maicon, Ramiro, Maicosuel (Pepê) e Luan; André.
Técnico: Renato Portaluppi

Local: Durival Britto
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Luciano Benevides de Souza (DF)
Cartões amarelos: Carlos, Jhonny Lucas (PR); Pepê (GRE)
Renda: R$ 252.240,00
Público pagante: 7.776
Público total: 8.639