Passeio

Brasil vence fácil a Rússia em preparação para a Copa do Mundo

Miranda abriu o placar para a seleção brasileira contra a Rússia. Foto: Pedro Martins/MoWa Press

No palco da abertura da Copa do Mundo, o Brasil não teve dificuldades e venceu a Rússia por 3×0 nesta sexta-feira (23), no penúltimo amistoso de preparação antes da competição, que começa em menos de três meses. Os gols foram marcados por Miranda, Philippe Coutinho e Paulinho. O último teste antes da convocação final será na próxima terça-feira (27), às 15h45, contra a Alemanha, em Berlim.

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

O duelo com a Rússia era um amistoso ideal para o técnico Tite testar a ‘improvisação’ da seleção. Diante de um adversário completamente fechado, com uma linha de cinco defensores, o Brasil tinha amplo domínio da posse de bola, mas, ao mesmo tempo, dificuldades para refletir em pressão.

Oportunidades até aconteceram. A seleção finalizou muito mais, foram mais de 20 finalizações ao longo dos 90 minutos mas no primeiro tempo os chutes não foram tão perigosos. Como positivo, a rápida reposição da equipe, que marcava em cima com seus atacantes e rapidamente roubava a bola dos russos, tentando jogar em veolocidade. Só que, contra uma forte marcação, o Brasil se viu obrigado a jogar principalmente pelos lados do campo.

Willian e Douglas Costa eram constantamente acionados e revezavam seus posicionamentos, mas sempre a bola cainda mais nos pés de quem estava pela esquerda, assim como Marcelo, que vinha de trás para se tornar mais uma opção.

William e Philippe Coutinho tiveram boas atuações. O camisa 11 deixou o dele, de pênalti. Foto: Pedro Martins/MoWa Press
William e Philippe Coutinho tiveram boas atuações. O camisa 11 deixou o dele, de pênalti. Foto: Pedro Martins/MoWa Press

Enquanto isso, a defesa brasileira passou seus apertos, principalmente no final do primeiro tempo. Abaixo do normal, Daniel Alves errou muito e quase entregou o ouro. A Rússia arriscou, principalmente com Smolov, mas Alisson mostrou segurança no gol.

No segundo tempo, o Brasil corrigiu alguns posicionamentos e voltou a campo com mais velocidade lá na frente, atropelando os donos da casa e construindo a goleada. Aos seis minutos, quase abriu o placar. Gabriel Jesus cruzou rasteiro para Willian, que chutou de fora da área. A bola desviou no zagueiro e Akinfeev pegou no reflexo.

Só que na sequência, após cobrança de escanteio, a seleção fez o primeiro gol. Willian cruzou pela direita, Thiago Silva cabeceou e Akinfeev defendeu. Só que Miranda aproveitou o rebote e chutou para o fundo das redes.

Dando mais espaços, a Rússia desmanchou a marcação e virou presa fácil. Aos 14, Philippe Coutinho fez grande jogada, fintou os marcadores e chutou rasteiro. Paulinho tentou desviar, mas mandou em cima do goleiro. Dois minutos depois, veio o segundo gol. Paulinho recebeu na área e foi puxado por Golovin. Pênalti, que Coutinho bateu no canto direito do goleiro.

Na sequência, aos 21, veio o terceiro. Willian fez boa jogaa pela direita e cruzou na medida para Paulinho, completamente livre na pequena área, cabecear para marcar mais um do Brasil. Atordoada, a Rússia só deu trabalho aos 23, quando Dzagoev saiu da marcação, após jogada trabalhada na área, mas mandou para fora.

Com a vitória já garantida, o Brasil também acabou relaxando e os russos tiveram grande chance aos 31. Willian tocou errado e Dzagoev tentou encobrir Alisson, mas Thiago Silva tirou em cima da linha. Só que a bola sobrou na área e Miranda afastou na hora da finalização do adversário. Mas ficou nisso. Depois disso, Tite aproveitou para testar outras opções, antes do amistoso contra a Alemanha.

FICHA TÉCNICA

Amistoso Internacional

RÚSSIA 0x3 BRASIL

Rússia
Akinfeev; Samedov (Smolnikov, 34 do 2º), Kutepov, Granat, Kudryashov e Kombarov (Zirkov, 30 do 2º); Glushakov (Anton Miranchuk, 18 do 2º), Zobnin (Erokhin, 39 do 2º), Golovin e Miranchuk (Dzagoev, 11 do 2º); Smolov (Zabolotny, 25 do 2º).
Técnico: Stanislav Cherchesov

Brasil
Alisson; Daniel Alves (Fagner, 37 do 2º), Thiago Silva, Miranda (Pedro Geromel, 40 do 2º) e Marcelo; Casemiro, Paulinho (Renato Augusto, 25 do 2º), Philippe Coutinho (Fred, 34 do 2º), Willian (Taison, 34 do 2º) e Douglas Costa; Gabriel Jesus (Roberto Firmino, 20 do 2º).
Técnico: Tite

Local: Estádio Luzhniki (Moscou-RUS)
Árbitro: Aleksei Kulbakov (BLR)
Assistentes: Dzmitry Zhuk (BLR) e Aleh Maslianka (BLR)
Gols: Miranda, 7, Philippe Coutinho, 16, Paulinho, 21 do 2º