Moda x futilidade

Sentei para escrever a coluna desta semana e, coincidentemente, na TV passava um daqueles programas de transformação fashion – era o “Pegar ou largar com Stacy London”, exibido pelo Discovery Home & Health. Basicamente, em cada episódio, Stacy – uma das maiores especialistas em estilo dos Estados Unidos – propõe intervenções no visual das participantes, desde as roupas até o cabelo e a maquiagem.

Na abertura do programa, uma frase dela me chamou a atenção: “Seu look diz muito sobre quem você é. Mas que tipo de mensagem você está realmente passando? O mundo te vê do jeito que você se vê?”.

Fiquei encucada com aquilo. Muita gente ainda pensa que moda é futilidade. Mas NÃO! Muito mais do que roupas, acessórios e tendências, moda é uma forma de comunicação e de expressão fundamental para a construção de uma identidade pessoal. É a forma com a qual você escolhe se mostrar para o outro – sim, mesmo que inconscientemente, seu visual passa informações sobre você para a sociedade.

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Além disso, entender de moda significa que você conhece seu corpo e sabe como utilizá-lo da melhor forma possível para dialogar com o outro e, mais importante, se sentir bem na própria pele. Durante o programa – um dos meus preferidos, já que sinto que Stacy não busca mudar o estilo de quem a procura, mas sim realizar mudanças que respeitem a personalidade e gosto de cada um – percebemos que muitas mulheres tinham visões equivocadas sobre si mesmas.

Só depois de muita conversa é que a especialista consegue fazer com que elas se enxerguem de verdade e passem a gostar do próprio corpo. No final, a transformação devolve a confiança e aumenta a autoestima da mulher. Se ainda não assistiu, veja ao menos um episódio. Além de divertir, o programa nos leva a uma série de reflexões: será que estou utilizando a moda a meu favor? Minhas roupas traduzem meu estilo e aquilo que quero passar? Será que os outros me vêem do jeito que eu me enxergo?

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