Xô gordura! Excesso de peso também prejudica os cães e gatos

Foto: Pixabay
Cães obesos precisam de acompanhamento médico. Foto: Pixabay

Cães e gatos também podem sofrer com o excesso de peso e com a obesidade. Assim como os humanos, os pets que não têm bons hábitos alimentares, que são sedentários ou apresentam algum distúrbio metabólico, acabam desfilando por aí com uns quilinhos extras, o que pode fazer muito mal para eles. E este sobrepeso pode desencadear o surgimento de diversos problemas de saúde – entre eles, doenças cardíacas, pulmonares e até diabetes – o que pode afetar a qualidade e até reduzir a expetativa de vida dos animais.

Para evitar problemas, a orientação dos veterinários costuma ser optar por uma alimentação saudável, feita com ração específica, ou com alimentos naturais sob indicação de um especialista, já que algumas frutas e outros alimentos podem tóxicos para os pets. Outra dica é fazer com que seu animal se mantenha ativo, brincando ou praticando exercícios físicos diários. No caso dos animais castrados, que podem engordar após a cirurgia, o controle com a comida oferecida e com as atividades físicas passa a ser ainda mais importante.

Outra medida que pode evitar que o cão coma demais é oferecer comida a ele em porções e horários determinados, não deixando a tigela cheia à disposição do pet durante todo o dia. Isso ajuda, afinal, até os cães pode ser gulosos! E se você ainda tiver alguma dúvida, procure informações sobre o peso ideal  de acordo com a raça, porte e idade do seu pet. E converse com seu veterinário de confiança, ele pode te ajudar a montar a dieta e a rotina de exercícios ideal para o seu amigão!

Adoção responsável: Manilha foi resgatado de maus tratos, preso dentro de uma manilha. Dócil, ele dá bem com outros cães e é mais tranquilo com mulheres, talvez pelas agressões de seu antigo tutor. Para adotar ele e outros animais resgatados procure o Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar), na CIC (ver agenda). Foto: Levy Ferreira/SMCS
Adoção responsável: Manilha foi resgatado de maus tratos, preso dentro de uma manilha. Dócil, ele dá bem com outros cães e é mais tranquilo com mulheres, talvez pelas agressões de seu antigo tutor. Para adotar ele e outros animais resgatados em Curitiba procure o Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar), na CIC (ver agenda). Foto: Levy Ferreira/SMCS

Agenda de eventos e feiras de adoção

Quinta-feira 29

Noite do Nhoque da Solidariedade, com 50% do valor do prato revertido para os cães do grupo Tomba Latas. Na Pizzaria Piola, Alameda Dom Pedro II, 105 – Batel.

Sábado 1

Bingo beneficente, em prol de mais de mil cães resgatados pela ONG Amigo Animal. No bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade Curitiba, a partir das 14h, junto à festa junina da Escola Bambinata.

Campanha de adoção de cães e gatos do Animalia Curitiba, no Espaço Pet Curitiba, Rua Nilo Peçanha, 760 Bom Retiro, das 10h às 17h.

Campanha de Adoção Amigo Animal, no Hiperzoo, Rua Desembargador Westphalen, 3448 Parolin, das 10h às 16h30.

Evento de adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico.  Sábado, das 13h às 18h. Aos domingos, das 14h às 18h.

Feira de adoção responsável de filhotes da EsalPet Petshop, Rua Professor Sebastião Paraná, 125 – Vila Izabel, aos sábado, das 10h às 16h.

Feira de adoção de cães da Casa do Produtor, Rua Engenheiros Rebouças, 1814 – Rebouças, sábados e domingos, das 10h às 16h.

6º Jardim Animal – Feira de adoção de cães realizada em parceria com a Prefeitura de Curitiba e ONGs da cidade. Além da feira, ainda haverá tendas com vendas de roupas e acessórios, clube fidelidade, orientações sobre acupuntura pet, cobertura fotográfica, grupo de operações com cães e um bate papo com um adestrador. No calçadão em frente ao Shopping Jardim das Américas, das 11h às 17h.

Domingo 2

Campanha de adoção de cães e gatos do Grupo Adote com Consciência Curitiba, no Bicho Chic Petshop, na Rua José Carollo, 888 Mossunguê, das 10h às 16h.

Permanente

Campanha de adoção da Rede de Proteção Animal de Curitiba. No Centro de Referência para Animais em Situação de Risco, na Unidade de Vigilância de Zoonoses, Rua Lodovico Kaminski, 1381 CIC. De segunda-feira a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 16h30. Informações: há um álbum com fotos dos cães disponíveis pra adoção no Facebook da prefeitura, confira www.facebook.com/pg/PrefsCuritiba

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br