Crianças e os Pets!

Como protetora de animais e louca por crianças que sou, às vezes me entristeço nas campanhas de adoção. Alguns pais, mesmo sem intenção, acabam deixando seus filhos frustrados por visitarem a feira, mas não os deixarem levar um amiguinho de pelos para casa.

Quando eu era pequena, sonhava com o dia de ter um cachorrinho. No dia que meus pais me levaram para ver uma cadelinha que havia dado cria, foi para eu escolher um filhotinho para ser meu companheiro para vida toda. Foi o dia mais feliz da minha vida!

Algumas famílias vão nas nossas feiras e dizem que foram só “dar uma olhadinha”, que não tem espaço em casa, que estão se mudando, etc. Deixam seus filhos pegarem todos os filhotes no colo, o que não é aconselhável pois filhotinhos são muito frágeis, podem ser machucados se forem pegos de mal jeito. Pior que isso, pode acontecer que, se pegarem vários filhotes de ninhadas diferentes e alguma ninhada estiver com alguma doença latente, ainda não detectada, essas crianças vão propagar a doença entre os outros filhotinhos, sem querer (usamos álcool gel nas nossas feiras e pedimos com jeitinho para que passem nas mãos – todos compreendem nossos cuidados).

Mas o mais triste é ver a expressão de dor e tristeza das crianças quando os pais lhes dizem para nos devolverem o bichinho, que não vão poder levá-lo para casa. Muitas crianças choram, outras ficam sem entender nada, pois se foram até lá, por que não podem adotar um animalzinho? Sei como se sentem e fico triste junto com elas.

Então, fica aqui um conselho para os pais, de quem já foi criança e sonhava com o dia que pudesse ter meu cãozinho: se ainda não pretendem adotar um cão ou gatinho para seu filho, durante o fim de semana não o leve em feiras de adoção de animais. Ao invés disso, leve-o no shopping, no parque andar de bicicleta, na casa dos amiguinhos.

Se quiser que ele tenha contato com cãezinhos para perder o medo, leve-o no Parcão, ali ao lado do Museu Oscar Niemeyer, o famoso museu do olho. La é um bom lugar para treinar seu filho a ser um futuro dono consciente e amoroso. No Parcão, a criança tem chance de interagir com cães de vários tamanhos e personalidades e assim inclusive definir que tipo de animalzinho adotar.

Leve seus filhos numa feira de adoção no dia que sua família toda estiver preparada para adotar um animalzinho de estimação e sair de lá com um novo membro da família.

Voltar ao topo