A TV na internet antes do Youtube

Quando você quer relembrar algum fato marcante da TV brasileira, é bem fácil de encontrar algum vídeo de referência no Youtube. Mas, antes disso, em 2005, o jornalista Alberto Luchetti Neto foi pioneiro ao apostar na televisão na internet no Brasil, quando criou a emissora allTV, em maio de 2002.

O Youtube só foi criado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, que estudaram ciência da computação juntos na Universidade de Illinois. E é hoje a plataforma de divulgação de programas das grandes redes de televisão.

Ex-diretor do Domingão do Faustão, Luchetti tinha uma página de internet que transmitia programação ao vivo, como uma emissora de TV tradicional. O canal virtual tinha programas jornalísticos, esportivos, de entrevistas e até o curioso BWF Combate, uma atração de “telecatch” (combates de luta livre) nos moldes de Gigantes do Ringue, sucesso da década de 1970.

Só que o projeto não decolou porque a velocidade da internet, da época, não era a mesma de hoje. O jornalista falou, numa ocasião que o problema (ou não) é que agora todo mundo pode fazer seu canal no Youtube e que isso faz parte da democratização da TV.

De olho no mercado, a pioneira na internet, a allTV deve voltar em novo formato, em um aplicativo para troca de mensagens de celular. Aos 15 anos de existência, a emissora vai debutar no Whatsapp, com a distribuição de pequenos vídeos customizados para cada cliente. As grandes transmissões ao vivo serão deixadas de lado, pois Luchetti sabe que hoje as pessoas têm muitas opções e podem escolher a hora e o que querem assistir na TV.