Nos anos 1990, tombo de Jéssica valeria dinheiro

Tombo de Jéssica aconteceu no programa de sua eliminação, na última terça-feira (10), quando ela saiu do programa com 73,96% dos votos. Foto: Divulgação/TV Globo

Na saída do Big Brother Brasil, Jéssica Mueller, participante eliminada na última terça-feira, levou um tombo após deixar o confinamento do reality show. A coluna ia abrir espaço para os tombos ao vivo na TV brasileira. Mas, não deu tempo. Já tem gente elencando todas as grandes quedas. É muito veloz, igual a queda da princesa. Sendo assim, vamos abordar um tema correlato: o quadro Vídeo Cassetadas, do Domingão do Faustão.

O quadro está há mais de 25 no ar na atração dominical da Globo. E uma coisa é certa: gostem ou não do apresentador, os comentários de Fausto Silva são muitas vezes mais engraçados do que a própria cena em questão.

A partir 2011, o Domingão do Faustão passou a selecionar cassetadas inéditas, acontecidas no Brasil e enviadas via internet para o site do programa. Mas pouca gente lembra que nos primórdios da atração, as imagens eram enviadas por telespectadores do Brasil inteiro via correio.

As cenas eram coletadas em gigantescas câmeras amadoras e armazenas em fitas VHS. Conhece?

A probabilidade de garantir uma imagem de um tombo ou alguma coisa engraçada era bem menor. As filmagens em VHS eram raras, devido ao custo das fitas e filmadoras. As cassetadas eram mais restritas a casamentos, formaturas, eventos e jogos esportivos. Era contar com a sorte mesmo. Era tão difícil garantir o tombo que as melhores cassetadas eram premiadas em dinheiro pelo Domingão do Faustão!

Nesta semana, nos minutos seguintes que Jéssica foi ao chão, na saída do BBB, as imagens já estavam disponíveis, comentadas e com vários memes inventados. Se estivéssemos nos anos de 1990, o tombo valeria dinheiro. Pode apostar.