Dispensa de Malu Mader da Globo mostra a força das mídias sociais

Malu Mader, estrela da Globo por mais 35 anos, não teve seu contrato renovado pelo emissora. O assunto pegou muita gente de surpresa, afinal a atriz se destacou na TV Brasileira sempre com papéis marcantes, da moda e atuais. Como era a Duda, uma linda modelo internacional de Top Model (1989). Malu Mader surgiu pronta, tudo mundo dizia. Foi lapidada por Dênis Carvalho e Gilberto Braga. Em 1986, encarou sua primeira protagonista: a Lurdinha de “Anos Dourados”, uma minissérie que marcou época, quando fez um inesquecível par romântico com Felipe Camargo, outra promessa da época.

Contudo, ao observar a última vez que Malu foi protagonista de novela em horário nobre, nota-se que o tempo parou. Em Celebridade (2003), reprisada em Vale a Pena Ver de Novo, ela interpretava Maria Clara Diniz, famosa e perseguida pela mídia, fotógrafos e populares. A fama era alcançada nas capas de revistas e tabloides. Nada de influenciadores digitais. As pessoas fugiam das câmeras para levar uma vida normal.

Bem diferente de agora. As pessoas querem contar suas histórias, compartilhar e, por fim, influenciar alguém. Atrizes mais jovens, como Isis Valverde e Fernanda Souza, entenderam que não basta o selo de global porque nas mídias sociais todos são iguais, tudo mundo faz. A disputa por espaço e interesse do público é com pessoas que nunca passaram pela Globo e talvez nem conheçam a sua programação. Malu seguiu, nesse processo, apenas sendo a Malu, uma das atrizes preferidas (com méritos) do escritor Gilberto Braga, com uma carreira unicamente dedicada à Globo e dentro da Globo. Vida que segue para ela.

Voltar ao topo