Dicas Cartola FC 1ª Rodada: Valorize os jogadores e fuja dos craques

Richard deve ter trabalho contra o São Paulo e pode render bons pontos. Foto: Jonathan Campos

Fala, galera. Acabou a espera! O Cartola FC está de volta nesse final de semana. Se você foi bem ou mal no ano passado, não importa. Se você nunca participou, seja bem-vindo à essa loucura. Agora é tudo do zero. Ou melhor, do 100. Afinal, primeira rodada, primeira escalação e todo mundo começa com 100 cartoletas no bolso pra escalar o time. E com pouco dinheiro, como faz para montar uma escalação forte e já mitar logo de cara? Aí que mora o segredo do Cartola.

Vai começar o Brasileirão!

Você olha lá à sua disposição nomes consagrados ou que no ano passado fizeram vários pontos, mas olha o preço e estão acima de 15, 20 cartoletas. ESQUEÇA ESSES CARAS! Vanderlei, Diogo Barbosa, Pedro Geromel, Thiago Neves e Henrique Dourado, nem ouse em escalá-los. Nas primeiras rodadas, o seu objetivo tem que ser ganhar dinheiro, mas sem deixar de conseguir bons atletas. O ideal é montar uma formação com a maioria do elenco custando menos de 10 cartoletas.

Quer ver as dicas do Cristian Toledo? CLICA AQUI!

Aí você me pergunta: mas os mais baratos não são os piores? Sim e não. Claro que as estrelas dos clubes são os mais caros, mas não quer dizer que as pechinchas são um péssimo negócio. Acontece que as três primeiras rodadas servem para ‘equilibrar’ o valor dos jogadores. Por isso, aqueles mais caros tem 99% de chance de desvalorizar. Para isso não acontecer, ele precisa fazer 50% dos pontos do que custa. Por exemplo, um jogador que custe 25 cartoletas precisa fazer pelo menos 12,5 pontos para não ter queda no seu preço.

Lateral no Cartola, Yago Pikachu vem jogando como meia no Vasco e fazendo gols. Foto: Paulo Fernandes/Vasco da Gama
Lateral no Cartola, Yago Pikachu vem jogando como meia no Vasco e fazendo gols. Foto: Paulo Fernandes/Vasco da Gama

Então, já sem muito dinheiro, arriscar nestes nomes é correr um sério risco de na rodada seguinte você ter menos de 100 cartoletas e se complicar ainda mais na escolha do time. Por isso, o ideal agora é valorizar seu time, aumentar o caixa e aí ter tranquilidade para logo em seguida ousar na mitagem.

E peças boas e baratas não faltam. Para o gol, Richard, do Paraná Clube, e Douglas, do Bahia, custam apenas 5 cartoletas e devem ter trabalho na primeira rodada. Ou seja, defesas díficeis à vista. Para as laterais, ainda mais opções. Uma das unanimidades é Yago Pikachu, do Vasco, que custa 8 cartoletas e vem jogando no meio-campo, criando boas chances de fazer gols. Além dele, Thiago Carleto (5 cartoletas), do Atlético, é sempre uma opção na bola parada, enquanto Iago (6 cartoletas), do Internacional, e Liziero (3 cartoletas), do Sâo Paulo, também valem a aposta.

Atlético entra no Brasileirão com nova filosofia de trabalho

Para a zaga, dois bons nomes são Lucas Veríssimo (5 cartoletas), do Santos, que encara o Ceará, e Dedé (6 cartoletas), do Cruzeiro. Mas Thiago Martins, do Palmeiras, e Carli, do Botafogo, que custam um pouco mais, 8 cartoletas, valem a aposta. Mas escolha um deles apenas, afinal, os dois se enfrentam.

O meio-campo, para variar, aquela velha indecisão entre quem desarma e quem dá assistência. Na dúvida, escolha pelo menos um de cada. A dica maior é Patrick, do Internacional. Um dos principais desarmadores do ano passado, ainda pelo Sport, ele ainda está barato, custando 9 cartoletas. Neste quesito, Alison (8 cartoletas), do Santos, cai bem também. Já para a armação, Carlos Eduardo (5 cartoletas), do Paraná Clube, Otero (5 cartoletas), do Atlético-MG, e Renatinho (4 cartoletas), do Botafogo, valem a tentativa.

Após dez anos, Paraná Clube volta à elite e não quer sair dela

Por fim, o ataque, a mina de ouro do cartoleiro. Afinal, bola na rede é o que mais interessa. E Rodrygo, do Santos, sabe bem o que é isso. E o melhor, custa 8 cartoletas. Roger (7 cartoletas), do Internacional, Brenner (5 cartoletas), do Botafogo, Arthur Gomes (5 cartoletas), do Santos, e Arthur (5 cartoletas), do Ceará, também são boas pedidas.

Para comandar esse time, meu palpite é Fernando Diniz, do Atlético, que custa 6 cartoletas. E claro, temos que lembrar que este ano tem a novidade do capitão do time, que ganha pontuação em dobro. Por isso, vou de Yago Pikachu.

Assim, o Brejinski FC vai a campo com:

Jogador Posição Preço
Richard Goleiro 5,00
Yago Pikachu (capitão) Lateral 8,00
Lucas Veríssimo Zagueiro 5,00
Dedé Zagueiro 6,00
Liziero Lateral 3.00
Patrick Meia 9,00
Otero Meia 5,00
Renatinho Meia 4,00
Rodrygo  Atacante 8,00
Roger  Atacante 7,00
Brenner  Atacante 5,00

Técnico: Fernando Diniz (6,00)

Custo total do meu time no Cartola FC: 71,00