Dicas Cartola FC 1ª Rodada: Bom, barato e seguro!

ESSE É MEU CAPITÃO! Vamos de Balbuena pra somar pontos em dobro! Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Confesso que começo decepcionado. Afinal, queria escalar Jory no meu time, o CTPFC. Não sabe quem é o Jory? Acesse meu post de retorno ao blog! Voltando, queria escalá-lo, mas ele vai ser reserva e agora todo cuidado é pouco pra montar um onze no Cartola FC. A regra do capitão – aquele que você escolhe pra dobrar a pontuação (positiva ou negativa) – faz com que você seja obrigado a estudar melhor.

Mas não vou fugir à regra e à promessa. Prometi um time bom e barato – até porque deu certo ano passado. E vamos assim. Só dou uma dica pra esse ano: se for investir, invista num cara que é garantia de pontos.

Por isso minha “maior contratação” foi o paraguaio Balbuena, zagueiro do Corinthians. É o mais caro e é o meu capitão. Ano passado, o gringo jogou muito e pontuou muito no Cartola. Por isso ele foi pra turma dos mais caros. Mas como ele é um zagueiro que faz gols, que não comete muitas faltas e que atua em um sistema defensivo sólido, é uma aposta segura pra quem quer investir em um só jogador. Eu fiz isso.

Outra sugestão, essa pra primeira rodada: não gaste as cem cartoletas. Se o resultado inicial não for bom, você tem um “resguardo” pra sequência do game.

Mas vamos ao que interessa.

Vamos às dicas!

Então, começamos com o gol e minha frustração. Sem Jory, aposto em Marcelo Lomba (Internacional, 6.00) – ele é bom em defesas difíceis, que somam pontos, e como o Colorado joga em casa, vamos com ele. Mas entre os baratos ainda dá pra acreditar em Santos (Atlético, 7.00), Fernando Leal (América-MG, 3.00) ou Richard (Paraná, 5.00). Quem quiser botar uma graninha a mais pode escalar Vanderlei, do Santos, o mais caro (23.00), mas outra garantia de pontos.

Nas laterais, boas oportunidades, boas dicas. O valor médio está bom, e por isso é possível “acertar” com jogadores como Fabiano (Internacional, 5.00), Léo Moura (Grêmio, 5.00), Renê (Flamengo, 5.00) ou Marcinho (Botafogo, 6.00). Não tão caro e bom somador de pontos é Yago Pikachu (Vasco, 8.00), uma ótima aposta.

Quer ver as dicas do Ricardo Brejinski? Clique AQUI!

Na defesa, já falei da minha escolha por Balbuena (Corinthians, 18.00). Outros dois jogadores da lista dos caros são Geromel (Grêmio, 20.00) e Kannemann (Grêmio, 14.00), sempre ótimas escolhas. Mas vamos olhar pro final da fila, e lá tem gente como Léo (Cruzeiro, 7.00), Dedé (Cruzeiro, 6.00), Lucas Veríssimo (Santos, 5.00, a barbada da rodada) e Werley (Vasco, 4.00).

Ano passado, Rodrygo e Ricardo Oliveira estavam no mesmo time. Esse ano, pelo menos no meu time eles seguem jogando juntos. Foto: Divulgação/Santos FC
Ano passado, Rodrygo e Ricardo Oliveira estavam no mesmo time. Esse ano, pelo menos no meu time eles seguem jogando juntos. Foto: Divulgação/Santos FC

Vamos pro meio-campo. Se você economizou na defesa, dá pra gastar umas cartoletas a mais por aqui. Mesmo assim, dicas boas são Camacho (Atlético, 6.00), Otero (Atlético-MG, 5.00, outra barbada), Sornoza (Fluminense, 5.00) e Matheus Fernandes (Botafogo, 6.00). Por um pouco mais dá pra investir em Vinícius (Bahia, 11.00), Arthur (Grêmio, 12.00) e Lucas Paquetá (Flamengo, 14.00).

E no ataque? Tenho duas ótimas dicas, que inclusive estão no meu time. Uma é Ricardo Oliveira, o artilheiro do Atlético-MG, que custa só cinco cartoletas. A revelação Rodrygo, do Santos, tá custando oito cartoletas. Vou escalar os dois. Outras opções: Everton (Grêmio, 7.00), Vinícius Júnior (Flamengo, 10.00), Clayson (Corinthians, 9.00) e William Pottker (Internacional, 8.00).

Como técnico, vou com Enderson Moreira (América-MG, 3.00), o segundo mais barato da lista. E sugiro você a evitar gastar muito com treinador nesse início de Cartola FC.

Assim, o CTPFC está escalado:

Jogador Posição Preço
Marcelo Lomba Goleiro 6.00
Daniel Guedes Lateral 7.00
Lucas Veríssimo Zagueiro 5.00
Balbuena (capitão) Zagueiro 18.00
Carlinhos Lateral 5.00
Arthur Meia 12.00
Otero Meia 5.00
Mateus Vital Meia 5.00
Rodrygo  Atacante 8.00
Ricardo Oliveira  Atacante 5.00
Clayson  Atacante 9.00

Técnico: Enderson Moreira (3.00).

Custo total do meu time no Cartola FC: 88.00

E VAMOS À LUTA!