Associação de Oftalmologistas fará exames gratuitos em estudantes da rede pública

Começou nessa sexta-feira (dia 30), em Curitiba, um projeto pioneiro que vai acompanhar e promover a saúde ocular de estudantes de escolas públicas do Paraná. A ação é resultado de uma parceria entre a Associação Paranaense de Oftalmologia, Conselho Brasileiro de Oftalmologia e a Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos. A proposta é oferecer exames oftalmológicos gratuitos para crianças e adolescentes, que também participam do Projeto Criança e Adolescentes Protegidos no Paraná Cidadão e UPS-Cidadania. Nesta primeira etapa do programa serão realizados exames de acuidade visual, na Escola Municipal Professora Nansyr Cecato Cavichiolo, dentro do Programa Paraná Cidadão. Também são parceiros no programa o Tribunal de Justiça do Paraná, Instituto de Identificação, Secretaria de Estado da Educação, e Segurança Pública, que no início da semana assinaram um protocolo de intenções. Ao longo do dia e também no sábado, outros serviços gratuitos serão oferecidos à comunidade local. Nesta etapa crianças e adolescentes passam por exames oftalmológicos, recebem orientações e caso seja detectado algum tipo de problema ocular, será feito encaminhamento para clínicas particulares, tudo a custo zero para as famílias. A proposta, segundo a APO, é levar este atendimento para as 38 cidades que integram o programa Paraná Cidadão e UPS-Cidadania.

bebel2

Para o presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia, Marcello Fonseca, ações sociais que promovam cidadania são de extrema importância. “Vamos dar oportunidade às crianças e aos adolescentes que precisam e que sofrem com qualquer enfermidade ocular, levando esses atendimentos e os devidos encaminhamentos para algum exame mais especifico”, afirmou. O secretário Geral da Associação Paranaense de Oftalmologia, Arthur Schaefer, destacou a importância social desse trabalho projeto. “Sabemos que muitas crianças e jovens enfrentam dificuldade de alfabetização que na verdade são resultado de alguma dificuldade visual. Cerca de 20% dessa população estudantil deveria usar correções óticas e não o fazem por falta de oportunidade, por falta de atendimento”, diz Arthur Schaefer. As diretorias da APO e CBO também estão envolvendo empresas da iniciativa privada no programa, para a arrecadação de óculos que serão posteriormente doados aos estudantes. Até o momento já foram arrecadados um total de 13 mil óculos. Durante a assinatura do protocolo de intenções o secretário da Justiça, Artagão Júnior, comemorou a parceria. “Mais um atendimento que vai complementar o Projeto Criança e Adolescente Protegidos no Paraná Cidadão”, destacou. Segundo ele, o atendimento médico para crianças e adolescentes na especialidade de oftalmologia durante os eventos levará uma nova oportunidade para quem precisa. “É a estrutura do Governo do Estado em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná e com a Associação Paranaense de Oftalmologia levando cidadania a quem precisa”, acrescentou.

CAA-PR realiza Encontro de Delegados durante a VI Conferência Estadual

Será o terceiro encontro entre diretoria e delegados da CAA-PR da atual gestão para debater ações, projetos e estratégias de trabalho em prol da advocacia paranaense
Será o terceiro encontro entre diretoria e delegados da CAA-PR da atual gestão para debater ações, projetos e estratégias de trabalho em prol da advocacia paranaense

O III Encontro de Delegados da atual gestão da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná será realizado durante a VI Conferência Estadual da Advocacia, quando a diretoria e delegados da entidade se reúnem para debater ações, projetos e estratégias de trabalho em benefício da advocacia paranaense. Além da reunião de trabalho, a diretoria e delegados da CAA-PR participam dos debates do maior evento estadual da advocacia, que terá como tema central “Justiça em crise: novos rumos para a democracia”. A sexta edição da Conferência promovida pela OAB Paraná, em parceria com a CAA-PR, ESA e OABPrev-PR, acontece de 2 a 4 de agosto de 2017, no Centro de Eventos da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). Estão programados 20 painéis e mais de 60 subtemas, além das conferências magnas de abertura e encerramento, que permitirão um debate franco, transparente e aprofundado sobre os principais problemas que a Justiça brasileira enfrenta. Além das palestras, haverá a entrega da Medalha Vieira Netto à advogada Edni de Andrade Arruda, honraria máxima concedida pela OAB às personalidades que se destacam no exercício da advocacia, promovendo a defesa das liberdades e da democracia. Mais informações e a programação completa do evento estão disponíveis no site conferencia.sites.oabpr.org.br.

APPAD convida artistas interessadas em se apresentar na 18ª Parada da Diversidade LGBTI

bebel4

A APPAD realizará dia 4 de julho a partir das 19h30 em sua sede uma reunião aberta aos artistas que gostariam de participar da 18ª edição da Parada da Diversidade LGBTI de Curitiba. As interessadas em se apresentar poderão comparecer à reunião preparatória para mostrar seu trabalho e participar da seleção que definirá as artistas participantes do evento. A Parada da Diversidade LGBTI de Curitiba de 2017 acontecerá no dia 5 de novembro, com concentração e saída a partir da Praça 19 de Dezembro.

Jane Duboc e Sergio Sá emocionam fãs durante o Conexão Shopping Curitiba

Em sessão de fotos, os cantores atenderam todo o público presente. Foto: Priscilla Fiedler.
Em sessão de fotos, os cantores atenderam todo o público presente. Foto: Priscilla Fiedler.

Sergio Sá deu início ao Conexão Shopping Curitiba da última quinta-feira (29/06). Com seus sucessos e novidades do álbum lançado recentemente, encantou os fãs que ficaram bem perto do palco e do artista. Em seguida, Jane Duboc emocionou a todos que foram vê-la, com sua voz aveludada.

Mulheres do Brasil – Núcleo Paraná  traz Chieko Aoki à Curitiba

Lançado em maio com a presença de Luiza Helena Trajano, executiva do Magazine Luiza, o Núcleo Paraná do Grupo Mulheres do Brasil mantém a postura de apresentar fortes presenças femininas às participantes. No dia 3 de julho, às 17 horas, no auditório da FIEP, será a vez  de Chieko Aoki, fundadora e presidente do grupo Blue Tree Hotels, compartilhar sua vasta experiência. As inscrições devem ser feitas por meio do link televeentos.com.br/MDBParana/Cadastroinfo/. Formada em Direito pela USP, Administração na Universidade de Sofia, em Tóquio, e Administração Hoteleira na Universidade Cornell nos Estados Unidos, Chieko Aoki fundou a sua empresa em 1992. Em 1997 lançou a bandeira Blue Tree Hotels e em dez anos a transformou em uma das maiores cadeias hoteleiras do país. Ao longo de sua vida profissional, Chieko trabalhou em diversos lugares do mundo, como Estados Unidos, Ásia e Europa. Iniciou sua atuação em 1982 como diretora de marketing e de vendas do Caesar Park São Paulo e, depois, tornou-se presidente da Caesar Park Hotels & Resorts e da mais antiga e tradicional companhia hoteleira dos Estados Unidos, a Westin Hotels & Resorts. Em 2013, foi classificada pela revista norte-americana Forbes como “a segunda mulher de negócios mais poderosa do Brasil” e escolhida pelo jornal Valor Econômico dentre as melhores executivas brasileiras. O Mulheres do Brasil foi criado há 4 anos por Luiza Helena Trajano, que preside o grupo até hoje. A proposta é ser uma organização apartidária que une engajamento e empreendedorismo em prol de propostas de ações para um Brasil melhor.  No Paraná, o Mulheres do Brasil tem coordenação de Regina Arns, que está à frente do Grupo MEX Brasil – Espaço Mulheres Executivas, e Margaret Groff, Diretora Financeira Executiva da Itaipu Binacional, aposentada, e também uma das fundadoras do MEX.  O Mulheres do Brasil reúne profissionais dos mais diversos segmentos e nasceu com o objetivo de refletir sobre os problemas nacionais para criar uma agenda positiva com um plano de ação. Nesse cenário, a mulher surge como agente de transformação e engajamento na construção de uma sociedade que valoriza o trabalho feminino e não admite preconceitos de sexo ou raça. A perspectiva do grupo é atuar no Paraná em 5 Comitês Regionais: Políticas, Combate à Violência contra a Mulher, Educação, Empreendedorismo e 80 em 8. Curitiba, até o momento, foi a maior estreia do grupo em número de presenças no Brasil. Foram confirmadas mais de 600 pessoas para o evento inaugural com Luiza Helena Trajano.

Voltar ao topo