Um velho freguês

Na Baixada, Atlético 1×0 São Paulo.

Uma boa notícia: Eduardo Baptista assumiu o comando técnico do Furacão. Sem vaidade de querer ser moderno, sem o orgulho de querer brilhantismo, humilde por ter consciência, Baptista já está fazendo o Atlético jogar com a consciência dos seus limites.

Essa vitória sobre o São Paulo foi o resumo das virtudes do treinador. Bem resumido, o Atlético foi assim: nos seus melhores dez minutos do ano, levou o São Paulo ao desespero. Nesse tempo, apostou em uma única bola. E ela veio do escanteio de Nikão, que o zagueiro Wanderson, quase que tropeçando, empurrou para o gol.

E, aí, o Furacão adotando a humildade do seu treinador, não teve nenhum constrangimento de recuar. Com Deivid e Carlos Alberto no meio no segundo tempo, deu a bola e ofereceu o campo para iludir o fraco São Paulo, do inseguro Rogério Ceni. O tricolor caiu na armadilha: foi dominando, tocando a bola, trocando passes e quando viu, tinha a bola, o campo,e a única chance que Wellington Nem jogou fora. E tudo isso com Douglas Coutinho e Grafite no ataque, o que valoriza a vitória.

No final, o Atlético, sendo um clube de negócios, cobrou a conta do velho freguês.

Nikão, parecendo que está se despedindo, foi o melhor.

Extremo

O pensador romano Cícero pregava que justiça extrema é injustiça. A suspensão preventiva do atacante Kléber, do Coritiba é essa justiça extrema. Não discuto o mérito, ao contrário, afirmo que será justa uma pena cuja dose não é comum no futebol brasileiro. O extremo está na prevenção, porque conhecendo, inclusive como advogado, o histórico do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, a decisão carrega características de exceção, e tudo que é de exceção, aplicado sob o pretexto da aplicação da lei, é ilegal.

No caso de Kléber ocorreu uma suspensão como preventiva. Uma pena de prevenção tem que ter o elemento de ameaça futura, isto é, a certeza de que Kléber poderia repetir o mesmo ato. Se fosse um novo método de combater a violência e a indisciplina, seria louvável. Mas, tratando-se de STJD, as exceções são criadas de acordo com a camisa do jogador.