Música popular e erudita

Oficina de Música de Curitiba terá apresentações com grandes da MPB

vanessa da mata
Vanessa da Mata. Foto: divulgação.

BNegão, Vanessa da Mata, Gilsons, Edu Lobo, o pianista Arnaldo Cohen e outros grandes nomes da música popular brasileira e da música erudita são alguns dos destaques que estarão no palco da 40ª Oficina de Música de Curitiba, que acontece de 25 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023. A programação especial celebra também o marco histórico dos 50 anos da Fundação Cultural de Curitiba.

Um dos maiores nomes do hip hop nacional, BNegão estará ao lado de Danilo Caymmi e da Orquestra À Base de Sopro, um dos grupos musicais da Fundação Cultural de Curitiba. O músico, que formou e integrou várias bandas, entre elas o Turbo Trio, realizou um projeto especial de homenagem aos grandes mestres da MPB. Dorival Caymmi foi um dos compositores interpretados pelo MC carioca.

LEIA TAMBÉM:

>> Adolescente de Araucária vai expor desenhos em galeria do Museu do Louvre em Paris

>> Praia de Guaratuba terá faixa de areia ampliada, anuncia Ratinho Jr

A cantora e compositora Vanessa da Mata, que representa a música brasileira contemporânea, vai se apresentar com a Orquestra À Base de Cordas, com direção musical de João Egashira. Vanessa será o destaque da apresentação da orquestra, que também fará uma homenagem ao compositor Waldir Azevedo (1923-1980) pelo centenário do seu nascimento.

O trio Gilsons, formado há apenas quatro anos, mas já um dos grandes sucessos da música pop nacional, com os hits “Várias queixas” e “Devagarinho”, fará um dos shows especiais da Oficina. O grupo é formado por José, João e Francisco Gil, filho e netos de Gilberto Gil.

Uma das grandes figuras da MPB e da Bossa Nova, Edu Lobo vem para a Oficina de Música de Curitiba para uma apresentação com Vanessa Moreno, considerada uma das grandes revelações da música brasileira da atualidade. Também participa do show o jovem cantor pernambucano Ayrton Montarroyos, que despontou em 2015 como finalista da quarta edição do programa The Voice Brasil.

Atrações eruditas

A música erudita terá como principais atrações o pianista Arnaldo Cohen e outros nomes de destaque no cenário internacional. Cohen participará do concerto de abertura da 40ª Oficina ao lado da Camerata Antiqua de Curitiba e de solistas convidados do Teatro Colón, de Buenos Aires: Michele Wong (oboé), Fernando Chiappero (trompa), Cassia Carrascoza (flauta transversal), Ronaldo Pacheco (fagote) e Jackelina Livieri (soprano).

Os renomados pianistas portugueses Mario Laginha e Pedro Burmester virão para a Oficina a convite da Embaixada de Portugal e do Instituto Camões. Com um extenso currículo que inclui solos com as principais Orquestras da Europa e premiações em concursos de grande relevância, Burmester atualmente é professor da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, na cidade do Porto. Mário Laginha tem grande presença no cenário do jazz, mas o seu universo musical é mais vasto, passando pelas sonoridades brasileiras, indianas, africanas, pela música pop e pelo rock. Além das apresentações na programação artística, ambos integram o corpo de professores, orientando masterclasses de piano.

As datas e locais de apresentação serão divulgados nos próximos dias, junto com a programação geral da Oficina de Música, que poderá ser conferida no site oficial do evento.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.