Da janela de casa

Músicos se reinventam com coronavírus e emocionam com serenatas em Curitiba

Músico Fabio Elias se reinventou e faz serenatas na pandemia. Foto: colaboração.

O músico Fabio Elias, sem poder se apresentar em shows por causa da pandemia do coronavírus, começou fazendo lives nas redes sociais logo no início da quarentena. Mas com o tempo a internet foi lotando de apresentações e vídeos ao vivo, “todo mundo começou a fazer, era demais”, lembra Fabio. E foi a partir de um pedido de um amigo para a namorada, que o Fabio começou a fazer serenatas na quarentena.

+Leia mais! Site homenageia e humaniza história de brasileiros vítimas do coronavírus

O amigo do músico fez a sugestão, “ele me disse: ‘eu estou proibido de namorar, mas você pode tocar uma serenata?’ Opa, posso! Fui ver qual era e foi super legal”, conta. Foi uma pequena apresentação para a moça, na frente da casa dela. E o repertório com algumas músicas românticas surpreendeu não só a jovem, mas também toda a vizinhança, que adorou a apresentação.

+Leia também! Dono do Bar do Torto se acorrenta à agência da Caixa após não ter crédito liberado

“Eu postei a foto da apresentação e bombou demais. Acho que pode ser o futuro da pandemia para quem precisa cantar. Eu cobro um cachê de barzinho, vou na frente da casa da pessoa e fico lá. A pessoa fica no parapeito da janela, na varanda”, comenta o músico. A serenata conta com três a cinco músicas, com repertório que vai de Elvis Presley a Roberto Carlos e Beatles. Também tem música popular brasileira, românticas e sertanejo.

+Viu essa? Músicos driblam crise do coronavírus tocando para sacadas de condomínios de Curitiba

As apresentações acontecem as vezes à noite, ou também durante a tarde. E com todo o cuidado sanitário e também de respeito à vizinhança. Com essa nova modalidade, Fabio Elias confessa que o ganho das serenatas ainda não equivalem aos shows, mas tem sido gratificante. “É um trabalho no meio dessa loucura toda. Não tô ganhando tanto, mas é mais barato, não preciso levar som, só eu e o violão. Vou de máscara e dá super certo”, confessa. Os agendamentos e contatos para as serenatas podem ser feitas pelo Facebook do músico.

https://www.facebook.com/fabioeliasrelespublica/videos/3343925968973661/

Para Fabio Elias, que está acostumado a tocar em shows e bares, o contato direto com o público, mesmo que seja apenas uma pessoa, ainda é mais gratificante que uma live. “Tem muita gente que está sozinho, sem ninguém. Estão isoladas das pessoas que amam e de repente estão olho no olho com alguém cantando uma música. Eu aprendi muito a dar valor a isso. A emoção de cantar para um monte de gente e para uma pessoa que tá precisando de melodia e alento no coração, é a mesma coisa. É a minha missão levar a música paras as pessoas”, finaliza.

Serenatas presenciais e virtuais

Os músicos e amigos Evandro da Rosa e Raule Alves fizeram muitas serenatas na juventude e retomaram às pequenas apresentações logo em março, no início da pandemia. “Virou um produto que vai permanecer no pós-quarentena. Claro que foi uma readaptação, uma alternativa para conseguir passar por essa pandemia, que afetou toda a classe artística. Vamos ser os últimos a recomeçar”, conta o músico Raule Alves.

Raule Alves e Evandro da Rosa se uniram para realizar serenatas em Curitiba. Foto: reprodução / Facebook.

Evandro e Raule moram no mesmo condomínio e os dois tem feito a quarentena juntos. E agora, além da serenata presencial, eles também passaram a oferecer as homenagens em vídeo. “É algo diferente. A serenata virtual tem conectado as pessoas que moram em cidades diferentes, como pai e filho por exemplo. O vídeo vai editado com fotos do cliente, que remete a uma nostalgia, é onde a gente incrementa e tem todo um diferencial”, explica Raule.

Com trombone e violão, os dois têm recebido encomendas pelo Whatapp (41 9 9228-7806), principalmente nas datas especiais como Dia das Mães e Dia dos Namorados. No repertório? Carola, chorinho, MPB, ou música mais pop, gauchesca, e por aí vai. As serenatas, que são feitas seguindo todo um protocolo sanitário, tem levado mensagens de carinho com músicas que marcam fases da história de cada homenageado.

+Viu essa? Uma das maiores fábricas de chocolate do mundo fica em Curitiba, você sabia?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna