O 24 de junho não é só dia de São João. Nesta quarta-feira também se comemora o dia da árvore símbolo do Paraná e que dá nome à sua capital – Curitiba vem do termo guarani que significa “muito pinhão”.

Desde 2005, é nesta data que se comemora o Dia Nacional da Araucária. E para lembrar a data, o repórter fotográfico Lineu Filho, da Tribuna do Paraná, selecionou uma galeria de imagens lindas da árvore mais frondosa do estado.

VIU ESSA? – Se for necessário lockdown em Curitiba, terá de ser ‘cirúrgico’, diz infectologista da prefeitura

A data também serve de alerta. A mata de araucária é um dos ecossistemas mais ameaçados no Brasil. Por isso, um grupo de ecologistas protesta nesta quarta em frente à Assembleia Legislativa do Paraná contra o corte da espécie. Cerca de 3 toneladas de toras de araucárias foram levadas para o Centro Cívico para lembrar os nossos deputados e a sociedade da importância da preservação. As toras são de árvores derrubadas em Piraquara, na região metropolitana – as árvores eram ameaças de cair em cima de residências.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?