Prêmio de chumbo

Trio assalta lotérica, é perseguido e um vai para o caixão

Um assalto a uma casa lotérica no centro de Contenda terminou com três presos e um morto, na noite de anteontem. José Antônio Rodrigues dos Santos, 42 anos, o “Zezo”, morreu em confronto com policiais militares. Seus dois comparsas e seu irmão, que iria ajudá-lo na fuga, foram capturados. O homem que ficou com o montante do dinheiro, cerca de R$ 10 mil, conseguiu escapar.

Conforme relato da PM, José e Fernando Gonçalves Menon, 22, deram voz de assalto na lotérica, enquanto um outro homem os aguardava em um Gol vermelho. Quando eles pegavam o dinheiro, uma denúncia anônima foi feita para o telefone 190. A viatura avistou o carro cantando pneus e saindo em alta velocidade da frente do estabelecimento.

Perseguição

A PM perseguiu o Gol com os três suspeitos dentro pela BR-476, Rodovia do Xisto, sentido Lapa, durante cerca de 25 quilômetros, até a Serrinha, em Contenda. José e Fernando desceram do veículo e correram para um matagal. O motorista continuou em fuga, e a equipe da viatura pediu apoio para o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

“Os policiais militares precisaram optar e seguiram os dois fugitivos”, explica o delegado Daniel Prestes Fagundes, que responde por Contenda e Lapa. Fernando foi alcançado e não reagiu à abordagem. Ele foi preso portando um revólver calibre 38, com cinco cartuchos intactos, e um colete à prova de balas. José continuou a fuga pelo matagal.

Confronto

Poucos quilômetros depois, o carro foi abandonado e o homem fugiu com o dinheiro. A equipe do Bope chegou ao local acompanhada de um cão, que farejou o veículo para ajudar nas buscas pelo mato. O cachorro abriu caminho para os policiais até José. Quando foi localizado, o assaltante atirou com uma pistola 380, mas não atingiu os policiais. Ele foi morto no revide.

José estava com o alvará de soltura no bolso. Ele foi preso por crime contra o patrimônio e por porte de um fuzil.