Três policiais detidos por envolvimento com tráfico

Com a desarticulação da quadrilha chefiada pelo traficante Marcos Antônio Pierroti, 29 anos, conhecido por "Marcão", dois policiais civis e um militar foram presos na tarde de ontem. Dilon Ferri Júnior, policial civil que estava afastado por improbidade administrativa; Jesmael Schoneborn de Moraes, lotado na Delegacia de Furtos e Roubos, e o policial militar Marcelo Frank Siqueira, do Regimento de Polícia Montada, foram detidos pelo Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gerco), órgão vinculado à Promotoria de Investigação Criminal (PIC).

De acordo com o procurador de Justiça e coordenador da PIC Dartagnan Cadilhe Abilhôa, os grampos telefônicos indicaram a participação dos três policiais no esquema, mas pelo menos outros sete estão sendo investigados. "Com a prisão dos traficantes pretendemos chegar até os outros policiais, que seriam de várias delegacias de Curitiba e Região Metropolitana", afirmou Abilhôa.

Segundo o procurador, os policiais estavam agindo de duas maneiras. Muitos cobravam propina para não coibir o tráfico que imperava na região norte, em especial no Bairro Alto, já outros chegavam a deter os chamados "vapores" (vendedores de drogas no varejo), que trabalhavam para "Marcão", e cobravam para soltá-los. Os policiais presos deverão ser levados para o xadrez da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.

PM

O policial militar acusado de ligação com o tráfico já tem um longo histórico criminal. Ele é acusado de ter executado dois rapazes, junto com o outro PM, em agosto de 2003. A versão de Frank foi de que a dupla reagiu e por isso ele foi obrigado a atirar. O policial foi absolvido no Inquérito Policial Militar (IPM), porém o resultado não convenceu o Ministério Público, que pediu reabertura do caso. As investigações, que estão sendo feitas pela Delegacia de Homicídios, ainda não foram concluídas.

Na tarde de quarta-feira, "Marcão" foi preso pelo Gerco, junto com outras 12 pessoas que trabalhavam para ele no tráfico de drogas. O advogado do bando também foi detido.

Voltar ao topo