Tiros assustam foliões no litoral

Guaratuba registra em 2004 um dos carnavais mais violentos de sua história. Da madrugada de domingo até ontem, nada menos que nove pessoas foram baleadas na cidade – duas delas morreram depois de serem hospitalizadas em Curitiba.

O primeiro caso ocorreu à 1h de domingo, perto do Morro do Cristo, e causou a morte do estudante universitário Tiago Moreira Ferreira, morador de Londrina.

De acordo com a Polícia Militar, ele estava na rua, acompanhado de um amigo, e reagiu a uma tentativa de assalto. Depois de atirar na nuca do estudante, os dois bandidos roubaram carteira com dinheiro e documentos das vítimas. Tiago foi socorrido no hospital de Guaratuba, e reencaminhado ao Hospital Cajuru, em Curitiba, onde morreu na tarde de segunda-feira.

Brigas

Todas as outras pessoas foram feridas durante os festejos de Carnaval no centro da cidade. Às 2h30 de segunda-feira, vários disparos sucederam uma briga generalizada na Avenida 29 de Abril. Luiz Fernando Costa, 28 anos, foi atingido no braço esquerdo e Márcio Francisco de Oliveira, 25, levou um tiro de raspão no queixo. Ambos foram conduzidos ao pronto-socorro local e depois para Curitiba. Josinaldo Maciel, morador da CIC, em Curitiba, acusado de ser o autor dos tiros, foi detido por policiais militares da Operação Verão.

Duas horas mais tarde aconteceu nova confusão na Avenida 29 de Abril, dessa vez na esquina com a Rua Padre Bento. Ronaldo Natalino Jordão, 21 anos, levou um tiro na barriga, Gilmar Cruz Santos, 24, um no ombro esquerdo, e Edmar Fernandes Cardoso, 19, no olho. Todos foram levados ao Hospital de Guaratuba, e Edmar morreu no final da noite, já no Hospital Cajuru, em Curitiba.

Emerson Cardoso, irmão da vítima fatal, contou que tudo aconteceu rapidamente. “Eu atendia um dos baleados e de repente vi meu irmão caído”, contou ele, que não soube explicar a origem da confusão. Dois suspeitos – Jeferson, 18 anos, e Erasmo, 21, foram apanhados com um revólver calibre 38 e detidos como suspeitos do crime.

Banda

Mais três pessoas foram baleadas às 2h20 de ontem, na Avenida Atlântica, na nova Guaratubanda. Um garoto de 15 anos levou um tiro no pescoço e outro na barriga; Adriano Aparecido Farias, 24, foi atingido na perna direita, e Cláudia Carolina Batista Nascimento Pinheiro, 21, na mão direita. Sérgio, 21 anos, que teria abandonado o revólver supostamente usado no crime, foi detido pela PM.

O número de policiais destacados para a Guaratubanda aumentou por causa dos episódios anteriores, o que não impediu novas cenas violentas. Para o tenente Valdecir Capelli, da Comunicação Social da PM na Operação Verão, o grande número de feridos reflete o descontrole de alguns foliões. “As pessoas extravasam tudo de uma vez no Carnaval e acabam perdendo a cabeça, impulsionadas pelo consumo de álcool ou de drogas”, acredita o policial, lembrando que em três das quatro situações a PM deteve suspeitos.

Voltar ao topo