“Teresa” arrebenta e frustra tentativa de fuga

Uma tentativa frustrada de fuga resultou na morte de um preso e deixou outros quatro feridos, na madrugada de ontem, em Foz do Iguaçu. Os detentos tentavam escapar da Cadeia Pública da cidade quando a "teresa" (espécie de corda feita com lençóis amarrados) arrebentou.

De acordo com um plantonista que não quis se identificar, por volta das 3h30 dois policiais que faziam a segurança externa do presídio avistaram dois presos descendo o muro em uma "teresa". Quando notaram que foram descobertos, outros seis detentos se penduraram na corda, na tentativa de escapar, porém a mesma não suportou o peso e arrebentou. Na queda, de mais de oito metros, José Augusto Moraes Moura morreu e outro preso quebrou as duas pernas. Outros três foram hospitalizados.

A fuga aconteceu depois que eles conseguiram serrar o ferrolho da fechadura de três celas, liberando 36 homens. Eles correram até o pátio de sol, onde escalaram o muro de cerca de cinco metros e ainda serraram as grades superiores, de onde jogaram a corda feita com lençóis. No final da tarde todos os feridos já haviam voltado para o xadrez e nenhum conseguiu empreender fuga. A Cadeia Pública de Foz do Iguaçu abriga 730 detentos e tem capacidade para apenas 300.

Voltar ao topo