Solução para as investigações é a redução de homicídios

Uma semana depois de assumir o comando da Polícia Civil, o delegado Riad Braga Farhat afirma que a melhora nos índices de investigação de homicídios não virá necessariamente com o aumento da delegacia especializada, mas com a redução do número de assassinatos. Para isso, segundo ele, o fundamental é investir na apuração de outros crimes. “Não adianta você ter uma Homicídios gigante e uma Narcóticos pequena. Porque você pode melhorar a investigação do número de homicídios, mas ao mesmo tempo ter um aumento no número dos assassinatos”, diz.

Apesar disso, Farhat não nega que seja necessário ampliar a estrutura atual. Para o delegado-geral, com mais gente e a consequente redução da criminalidade, cada delegado terá de atuar em menos inquéritos e a qualidade do trabalho tende a melhorar.

Taxas

A redução dos indicadores de homicídio doloso (quando há intenção de matar) é uma das metas do governo do estado. O objetivo é atingir 21,5 homicídios a cada 100 mil habitantes em 2015. Segundo os dados oficiais, o número de homicídios dolosos caiu 27% no Paraná nos primeiros seis meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2010.