Sete pessoas são presas em tantativa de invasão

Cerca de 80 pessoas tentaram ocupar um terreno da prefeitura de Curitiba, na madrugada de ontem. Sete delas foram presas por guardas municipais e o restante fugiu do local. O terreno se localiza na Rua João Dembinski, no bairro Fazendinha, em frente a outro terreno – particular – que também foi ocupado por algumas famílias em setembro do ano passado.

Segundo o secretário de Defesa Social de Curitiba, coronel Itamar dos Santos, as pessoas foram detidas porque resistiram à orientação dos guardas para que se retirassem e insistiram na ocupação. Todos foram encaminhados ao 8.º Distrito Policial de Curitiba.

“Eles estavam armados com foices e facões. Seis foram liberados, mas vão responder na Justiça. Um deles era procurado pela polícia, havia três mandados de prisão contra ele, um por homicídio, outro por roubo e mais um por receptação”, informou o secretário. Pelo menos quatro viaturas da Guarda Municipal fazem patrulhamento na região. Uma delas está permanentemente no terreno.

Santos não soube precisar se as pessoas que invadiram o terreno na madrugada de ontem pertencem ao grupo que está na calçada da João Dembinski há três meses. O coronel também não soube informar a origem dos invasores. Este grupo que ocupava o terreno particular antes de ocupar a calçada foi retirado de lá – por força de uma reintegração de posse – no dia 23 de outubro do ano passado.

A prefeitura conseguiu na Justiça a autorização para realizar a reintegração de posse da calçada, porém a Polícia Militar ainda não decidiu quando isso será feito.