Retrospectiva 2011 : mortes e sumiço em setembro

Em setembro, uma fuzilaria resultou na morte do garoto Rafael Fernandes dos Santos, 11 anos, e do adolescente Lucas Gomes de Oliveira, 17, na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo. Outras quatro pessoas ficaram feridas. O crime foi motivado por uma briga entre grupos rivais pelo poder. De acordo com a polícia, todos os envolvidos foram identificados e dois suspeitos foram presos.

No mesmo mês, cerca de 50 a 80 jovens promoveram uma festa gótica no Cemitério Municipal, no São Francisco, regada a álcool, música e sexo. Eles quebraram um dos portões e vasos das lápides. O “festerê” acabou com a chegada da Guarda Municipal e a prisão de 11 participantes e alguns adolescentes. Os bagunceiros pagaram fiança e foram liberados.

Sequestro

Natan Thiago de Lara da Silva, de apenas dois meses, foi sequestrado por Janete Coutinho Collaço, 34 anos, que simulava uma gravidez para o namorado. A mulher ficou quatro dias com o bebê até ser presa. Natan voltou para os braços da mãe e Janete responde por sequestro, mas está em liberdade provisória desde novembro.

No centro de Curitiba, a investigadora Rita de Cássia Novak, 49, matou a tiros o vendedor ambulante Valdecir Paulo dos Santos Ribeiro, 34. A policial passava por problemas psicológicos decorrentes de estresse. Rita permanece detida.

O mês também foi marcado pelo desaparecimento do engenheiro civil Renato Moreira Brandão, 54. Ele sumiu após sair de casa, no Ahu. Sua bicicleta foi encontrada dias depois, na Estrada da Graciosa, porém, a polícia ainda não tem pistas do paradeiro do homem.

Ainda em setembro, o gerente de um posto de combustíveis Juarez Brendle Filho, 29, foi morto por assaltantes, no São Braz. Ele entrou em sua Parati, acomodou o filho no banco traseiro e foi abordado por dois homens. A dupla anunciou o assalto e Juarez, ao tentar retirar o filho, foi baleado e morto. Dois suspeitos foram presos.