Reforçado policiamento no centro da capital

A região central da cidade conta, desde ontem, com mais policiais militares para combater a criminalidade. Agora são onze viaturas e 52 PMs que vão trabalhar na região, onde acontece 18% das ocorrências policiais, das 30 mil atendidas mensalmente. De acordo com dados fornecidos pela Polícia Militar, durante a semana, diariamente, 1.200 pessoas acionam o telefone de emergência da PM – 190, para comunicar crimes. Já nos finais de semana, esse número aumenta para 1.500.

O coronel Avelino José Novakoski, comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), informou que a ação, denominada Paz na Primavera, visa aumentar o policiamento na área central. ?São cinco viaturas a mais e cada uma ocupada por dois homens. Também teremos 30 policiais andando pelas ruas?, informou. A operação será realizada das 13h às 23h.

No lançamento da ação, todas as viaturas e policiais se reuniram na Praça Santos Andrade. Às 15h, deixaram o local para pontos determinados, como Passeio Público, Largo da Ordem e principais praças do centro. Novakoski disse que a ação foi desenvolvida para atacar os pontos críticos da cidade. ?Queremos reduzir o furto e o roubo, que são as maiores ocorrências nesta região. Além do tráfico de drogas e qualquer modalidade criminosa.?

Segundo o coronel, o centro voltou a ser a região mais violenta da cidade.

A diferença é que antes, a maioria dos roubos era na modalidade do conhecido ?cavalo louco?, uma ou mais pessoas derrubavam a vítima e se apoderavam de seus pertences. ?Agora temos registrado muitos roubos com a utilização de armas de fogo?, contou.

Bairros

O subcomandante do 12.º Batalhão, major Edson Hartmann, avisou que o aumento de policiais deverá ocorrer nos 33 bairros atendidos pelo 12.º BPM. ?Começamos pela área central devido a dados colhidos pelo geoprocessamento (mapeamento do crime)?, explicou Hartmann.

Vila das Torres ?tomada? por 100 policiais militares

Clewerson Bregenski

Aproximadamente 100 policiais militares de diversos batalhões que integram o Comando de Policiamento da Capital (CPC) tomaram as ruas da Vila das Torres na manhã de ontem. O objetivo era o cumprimento de 20 mandados de busca e apreensão. A ação foi acompanhada por oito oficiais de Justiça.

Durante a operação, uma mulher foi presa em flagrante com 33 pedras de crack e aproximadamente R$ 400,00 em moedas e notas de pequeno valor, característica da venda de drogas. Um homem que estava com mandado de prisão em vigor pela prática de roubo também foi detido. Adriano Andrade de Oliveira foi encaminhado à Delegacia de Vigilância e Captura (DVC), enquanto Simone Soares de Paula, 20, foi levada à Divisão de Narcóticos (Dinarc).

De acordo com o capitão Mario Lúcio Tatim, a operação foi planejada basicamente para cumprir os mandados de busca e apreensão, mas também foram realizadas abordagens a transeuntes. ?Demonstramos que a polícia está atuante na região?, disse Tatim.

Denúncia

O capitão ressaltou a importância da participação da população através das denúncias realizadas, principalmente junto ao 181 (Narcodenúncia). As informações repassadas pelos cidadãos são averiguadas pela polícia e quando comprovada a irregularidade, é solicitada ao Ministério Público a emissão de mandados de busca e apreensão. Foi dessa maneira que policiais do Regimento de Polícia Montada (RPMont) chegaram até Simone.

Voltar ao topo