Quadrilheiro escapa por um triz!

Considerado pela polícia de São José dos Pinhais como o maior ladrão de motocicletas em atividade naquela cidade, Jeferson Souza, 24 anos, quase foi preso no final da manhã de terça-feira durante uma campana realizada em sua moradia, no Jardim Cruzeiro. Entretanto, o indivíduo demonstrou muita agilidade e conseguiu escapar do cerco policial, fugindo por uma área descampada. Em sua residência foram encontradas quatro motocicletas adulteradas e, em uma garagem próxima, outras duas. O carro de Jeferson (Fiat Tipo) foi apreendido e está recolhido no pátio da delegacia. O veículo foi reconhecido por testemunhas por ser usado para dar cobertura aos roubos de motocicletas. De acordo com o delegado Osmar Dechiche, ?Jeff? – como é mais conhecido o foragido – é líder de uma quadrilha de assaltantes cujos integrantes estão sendo identificados.

Problema

Os assaltos contra motocicletas têm sido um dos grandes problemas enfrentados pela delegacia local e a quadrilha de ?Jeff? é apontada como a principal realizadora de tais crimes. Segundo o superintendente Altair Ferreira, a quadrilha possui um esquema montado para enviar motocicletas que foram adulteradas para outras cidades. ?Acreditamos que o destino das motos seja o Oeste do Paraná ou Santa Catarina. A cada semana, eles lotam um pequeno caminhão furgão com as motos roubadas e partem para vendê-las?, afirmou.

As motocicletas roubadas têm remarcadas a numeração do motor e do chassi e algumas também são pintadas. Para facilitar ainda o golpe e a comercialização, a quadrilha remonta motos a partir de uma ?dublê? – moto com as mesmas características de uma roubada. Todas as motocicletas apreendidas foram tomadas em assalto em São José dos Pinhais. A última delas foi uma zero quilômetro, roubada no centro daquela cidade.

Adolescente

O problema dos roubos de moto tem sido combatido pela delegacia de São José dos Pinhais, porém a prática desse tipo de crime tem sido grande. Prova disso é a detenção de três adolescentes, realizadas pelos investigadores no último final de semana, no bairro Cidade Jardim. O trio utilizava uma motocicleta Bizz para tomar em assalto outras motos do mesmo modelo. O que mais chamou a atenção dos policiais foi que um dos acusados pela roubo é um garoto de 11 anos.

Concorrente leva azar

Outro acusado de participar de uma quadrilha que rouba motos na capital e as revende em Foz do Iguaçu, Adenir dos Santos, 28 anos, não teve a mesma sorte que seu concorrente e foi detido por policiais do 10.º Distrito Policial (Sítio Cercado) na terça-feira. Na casa onde o suspeito morava com a mulher e um filho, no Bairro Novo B, foram recuperadas sete motocicletas e cinco placas, que também pertenceriam a motos roubadas. Também foram encontrados pinos para alterar as características das motos. Adenir foi autuado por roubo.

Segundo o superintendente da delegacia, Marcos Antônio Ferreira, Adenir alterava os veículos com base em documentação ?quente?, o que possibilitava a viagem para Foz do Iguaçu, onde eram vendidos por cerca de R$ 1.200,00. ?Algumas quadrilhas se especializaram no roubo de motos, que são muito usadas em Foz para fazer a travessia de passageiros pela Ponte da Amizade?, explicou Ferreira. A polícia ainda investiga como os assaltantes conseguiam a documentação. Existe a possibilidade de os próprios ladrões serem os proprietários das motos usadas como referência.

A polícia chegou à casa de Adenir a partir da denúncia de um homem que teve sua motocicleta roubada no domingo. Ele reconheceu o assaltante andando pelo Sítio Cercado e avisou a polícia. De acordo com Ferreira, no momento da prisão outro suspeito estava na casa de Santos, mas conseguiu escapar.

Voltar ao topo