Quadrilha do celular é desmantelada em Curitiba

Um esquema de receptação de objetos roubados que funcionava na praça Tiradentes, no Centro, foi derrubado na tarde de ontem, durante a operação em conjunto do Serviço de Inteligência da Polícia Militar e do 12.º Batalhão. Foram detidas 14 pessoas e apreendidos cerca de 60 telefones celulares e outros eletrônicos.

Segundo o investigador do SI, que não pode ser identificado, quase todos os celulares roubados na cidade iam parar nas mãos dos detidos, que compravam os produtos a preços baixos e os revendiam pela internet ou para lojas de artigos do Paraguai. Também foram encontrados aparelhos de DVD, pen-drives, netbooks, relógios, perfumes importados, R$ 1.200,00 e cinco cartelas de Pramil (medicamento similar ao Viagra).

Câmeras

A polícia conseguiu desmantelar a quadrilha, pelo monitoramento das câmeras de segurança espalhadas pela praça, que registraram a receptação dos aparelhos. As investigações duraram três meses. Também foram registradas denúncias ao telefone 181 e à ouvidoria da PM.

De acordo com o tenente Cretã Almeida Baptista, do 12.º BPM, todos os receptadores se conheciam. “Se um aparelho não interessava para algum deles, eles indicavam outro que comprava. Todos têm uma certa idade e andam bem vestidos, para que não houvesse desconfiança por parte da polícia. Um deles, inclusive, é cadeirante”, explicou.

Os 14 detidos foram encaminhados ao 1.º Distrito Policial, onde seriam autuados em flagrante por receptação, tráfico de medicamentos e contrabando. De acordo com o investigador, eles ainda podem ser enquadrados por formação de quadrilha se alguma vítima registrar boletim de ocorrência.

Segundo a polícia, as investigações continuam para prender todos os envolvidos no esquema.