Preso casal que tinha fábrica de CDs e DVDs piratas

Policiais da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) estavam em investigação em São José dos Pinhais, na manhã de ontem, quando receberam a informação anônima de que, no bairro Afonso Pena, um casal tinha uma fábrica de CDs e DVDs piratas.

Quando chegaram ao endereço indicado, prenderam em flagrante Alex Marques Bentos, 32 anos, e Elaine de Fátima de Souza, 33, e apreenderam 45 gravadores, além de milhares de mídias gravadas, separadas por títulos, e várias caixas fechadas de mídias virgens. Os suspeitos foram levados à DFR e autuados em flagrante por violação de direito autoral.

Crime

O delegado Rodrigo Brown de Oliveira disse que muitas pessoas não entendem a falsificação como um crime, mas é preciso saber que quem falsifica e quem compra estão lesando o Estado, o artista e, principalmente, a si mesmo, pois as mídias são de baixa qualidade e podem estragar o aparelho. “É um crime como outro qualquer, o diferencial é que a população acostumou-se com a ilegalidade, que está presente em comércios e com os vendedores ambulantes”, explicou.

Na terça-feira, uma apreensão semelhante foi realizada por investigadores do 7.º Distrito Policial (Vila Hauer), no Boqueirão. Um comerciante tinha em casa uma fábrica com 48 gravadores e vendia os filmes para ambulantes que os espalhavam pela cidade. Nos dois casos, os suspeitos, se forem condenados, podem ficar presos de dois a quatro anos.