Polícia Militar inicia Operação Pagamento no Paraná

Começou nesta segunda-feira (30) em todo o Paraná a “Operação Pagamento” da Polícia Militar. Cerca de 400 policiais em Curitiba e Região Metropolitana, mais 1.500 nas principais cidades do estado, deverão deixar as atividades administrativas para reforçar o policiamento ostensivo nas regiões de maior movimentação financeira. A intenção é reduzir os crimes conhecidos como “saidinha de banco”.

A operação deve acontecer das 7h às 13h nos dias de expediente bancário, do dia 28 de todo mês até o dia 04 do mês seguinte. “Já temos operações de presença nas ruas, mas queremos que essa sobrecarga ostensiva seja permanente nestes períodos, principalmente a pé, com reforços de equipes em viaturas e policiais de moto”, ressalta o Tenente Coronel Roberson Bondaruk, Comandante Geral da Polícia Militar no Paraná.

De acordo com ele, os policiais que atuam na área administrativa frequentemente participam de operações em jogos de futebol, e estão habituados à atividade. Eles serão alocados em pontos onde os números de furtos e roubos são mais altos, principalmente ao redor de bancos, lotéricas e regiões onde tem muitas empresas em que as pessoas paguem contas de alto valor.

Os idosos são as principais vítimas dos assaltantes segundo levantamento feito pela Polícia Militar, e deverão tomar cuidados especiais mesmo com o reforço no policiamento. “Aconselhamos que eles estejam sempre que possível acompanhados, evitem manusear dinheiro nas ruas e evitem fazer movimentações financeiras no dia 05, que é quando a maioria dos idosos é atacada”, lembra o coronel.