Polícia Militar ganha ‘amigo de aço’ antibomba

A Polícia Militar recebeu do Governo Federal novos equipamentos e treinamentos específicos para lidar com ataques terroristas, como preparação para a Copa do Mundo. No Esquadrão Antibombas, o novo integrante é um simpático robô, capaz de desarmar sozinho um artefato explosivo, subir e descer escadas ou abrir portas. Chamado de “robozinho” pelos policiais, ele pode ser manuseado a 800 metros.

A máquina é apenas um dos equipamentos comprados com o investimento de R$ 2,7 milhões. Outras novidades são a roupa antifragmentação, escudo de alto impacto, e produtos para conter ataques radioativos. O detector de armas químicas é do mesmo modelo usado na Síria.

Treinamento

Os policiais do Esquadrão aprenderam a lidar com as novidades em treinamentos feitos na Colômbia, no Peru e na Argentina. “São países com tecnologia de ponta em equipamentos antibomba devido ao combate constante ao terrorismo”, explica o tenente coronel Lee, comandante do grupo.

Os policiais também receberam treinamento em Portugal, onde participaram de simulação de ataque terrorista com 300 reféns em um estádio de futebol. Parte dos equipamentos será apresentada hoje na comemoração dos três anos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Veja na galeria de fotos o robô.