Polícia esclarece homicídio ocorrido há quatro anos

Mais um crime foi esclarecido pelo grupo de investigação de assassinatos não resolvidos (Honre), da Delegacia de Homicídios. José Simão da Costa, 56 anos, foi morto com pelo menos nove tiros, no feriado da Independência de 2007, no bar que administrava, na rua principal da Vila Icaraí, no Uberaba. O cão de estimação da vítima também foi baleado.

Através do depoimento de várias testemunhas, a equipe descobriu que Moisés Gomes da Silva, o ‘Léo‘, estava no bar, na noite do crime, acompanhado do irmão Marcos Gomes da Silva, o ‘Matimbu‘, e do cunhado Edivaldo de Souza Oliveira. Após beber algumas garrafas de cerveja, Edivaldo discutiu com ‘Léo‘ na hora de pagar a conta.

José se intrometeu e reclamou e foi baleado por Moisés, que já tinha uma rixa antiga com ele. ‘O filho da vítima, que estava preso na época do crime, teve um caso com a ex-mulher do Moisés, e ele não aceitava isso‘, conta o delegado Rubens Recalcatti, titular do Honre.

Moisés e Edivaldo estão presos, cumprindo pena por outro homicídio cometido. Marco não foi localizado pela equipe de investigação. O caso foi encerrado, relatado e entregue ao Ministério Público Estadual.

Inquéritos

Apenas em agosto, o Honre encerrou 41 inquéritos. Para isso, foram expedidas mais de 190 intimações, 45 ofícios e 40 ordens de serviço. Muitos dos casos foram resolvidos graças ao apoio da população, que na época dos fatos fez denúncias através de telefones como o 181.

Para o delegado, os números poderiam ser superiores caso a equipe tivesse mais acesso a bases de informações de outros órgãos, sofresse menos com a burocracia e tivesse mais funcionários. ‘Com um delegado, quatro investigadores e um escrivão, 41 inquéritos resolvidos é um número extraordinário‘, afirmou.