Polícia apreende aves silvestres em São José

Seguindo uma denúncia anônima, policiais militares do Batalhão Florestal apreenderam 21 passarinhos silvestres mantidos em cativeiro, no bairro Ouro Fino, em São José dos Pinhais, ontem pela manhã. Três pessoas foram autuadas e deverão pagar uma multa de R$ 500 por pássaro.

Conforme relatado pelo tenente André, Luiz, 65 anos, José, 50, e João, 62, estavam com algumas das aves, alçapões e gaiolas quando foram detidos. “Eles se preparavam para capturar mais pássaros”, comentou o policial. Na residência deles foi encontrado o restante das aves, totalizando nove pintassilgos, seis canários-terra, três coleirinhas, um sabiá, um bonito-lindo e um sabiá-do-campo.

Denúncias

As aves apreendidas serão encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Tijucas do Sul. Lá, elas serão avaliadas e, caso necessitem de cuidados veterinários, ficarão em tratamento até estarem em condições de voltar ao seu ambiente natural. Os infratores assinaram um termo circunstanciado no próprio batalhão da BPFlo e responderão ao processo em liberdade.

Capturar ou manter em cativeiro aves e animais silvestres, sem a devida autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), é considerado crime ambiental. Para coibir esses e outros delitos de agressão ao meio ambiente, foi criado um disque-denúncia que atende em todo o Estado. Qualquer pessoa que tenha conhecimento de alguma agressão à natureza pode denunciá-la pelo telefone 0800-6430304.

Voltar ao topo