Domingão

PM reforça policiamento para o desfile do “Garibaldis e Sacis”

Um esquema de segurança foi preparado pela Polícia Militar a fim de garantir a tranquilidade e a preservação da vida dos foliões no pré-carnaval “Garibaldis e Sacis”, em Curitiba, neste domingo (16). O evento será na avenida Marechal Deodoro, a partir das 15 horas. O 12º Batalhão de Polícia Militar coordenará a operação e terá apoio de outros batalhões.

Uma reunião realizada quinta-feira (14), na sede do 12º BPM, reuniu representantes dos batalhões que vão participar da operação, da Guarda Municipal, da Fundação Cultural de Curitiba, da empresa que promove o evento e da segurança privada, a fim de definir o esquema de segurança para o desfile, bem como passar orientações gerais para que o evento seja pacífico.

“Nosso compromisso é com a segurança da comunidade, garantindo os direitos e a integridade física do cidadão. Para tanto, rixas, brigas ou qualquer situação que coloque em risco a segurança das pessoas não serão toleradas”, explicou o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Antônio Zanatta Neto. “Vamos agir para evitar danos ao patrimônio e preservar a ordem”.

Concentração

A partir de 14h30, o policiamento será reforçado em toda a extensão da avenida, incluindo as praças Zacarias e Tiradentes e locais que tenham concentração de pessoas nas imediações, até a total dispersão do público. Equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) das unidades da PM da capital serão aplicadas no patrulhamento ostensivo, além de policiamento a pé e motorizado em pontos fixos e móveis da região.

Com os módulos móveis, os policiais militares estarão à disposição da comunidade para sanar dúvidas e passar orientações. “Vamos fazer o policiamento comunitário para inibir a ação de pessoas má intencionadas e, assim, proporcionar mais tranquilidade aos curitibanos”, ressaltou o tenente-coronel Zanatta.

Haverá oito pontos de entrada e saída da avenida Marechal Deodoro, onde serão feitas revistas pessoais por seguranças privados, mas equipes da PM também estarão próximas para atuar caso seja necessário. O chefe de Planejamento do 12º BPM, major Emídio Angelotti, disse que a orientação é para que as pessoas não levem objetos que possam ser usados para agressão, como guarda chuvas e garrafas. Também não será autorizada a entrada de bebidas alcoólicas e produtos ilícitos.

Os militares estaduais acompanharão a movimentação do público e farão abordagens à pessoas e veículos suspeitos. Também haverá equipes do Serviço Velado (policiais à paisana) para identificar pessoas que estejam comercializando drogas e entorpecentes ou ainda praticando atos ilícitos. Ambulâncias do Siate e do Samu também estarão no local para prestar o atendimento médico de emergência aos que precisarem.

Ao final do evento, os policiais militares reforçarão o policiamento no eixo do transporte coletivo, principalmente em terminais e estações tubo para evitar tumultos ou brigas.