PF e PM apreendem 1,4 tonelada de maconha

A Força Samurai da Polícia Militar do Paraná, em parceria com a Polícia Federal, apreendeu 1,444 tonelada de maconha no final da tarde da quinta-feira (27) em um posto de gasolina, no Contorno Leste, região do Tatuquara, em Curitiba. A droga estava em cima de uma carga de azeitona importada, que seria entregue em Curitiba, transportada por um caminhão tipo carreta Scânia com placas de Foz do Iguaçu.

De acordo com o comandante do Policiamento da Capital, coronel Jorge Costa Filho, a partir de denúncias anônimas, o grupo Samurai juntamente com a PF, começou um trabalho de monitoramento até chegar à apreensão. “Dois irmãos de 37 e 27 anos foram detidos pela PM, juntamente com a droga, que a princípio tinha como destino a capital paranaense”, afirmou Costa.

Fábio Alexandre
Coronel da Polícia Militar, Jorge Costa Filho, e Marcos Koren, agente responsável pela comunicação da Polícia Federal no Paraná.

Segundo o comandante, quando
a informação chega à Polícia é
feito um trabalho de inteligência para que o cidadão comum não seja penalizado em uma abordagem policial. “Sendo
assim, quando realizamos a abordagem, a certeza é praticamente de 100% de que a pessoa que ali está é a
procurada”, revelou Costa.

O coronel também ressaltou que quando a polícia tira drogas do mercado está fazendo um trabalho social, ou seja, diminuindo os índices de criminalidade. “Esta ação demonstra que as atividades da Polícia Militar contra os narcóticos vêm se mostrando mais eficientes”.

Além disso – lembra o coronel Costa Filho -, alguns crimes como roubos e assaltos são cometidos geralmente por pessoas sob efeito de drogas ou para conseguir recursos para adquirir o entorpecente, e a apreensão evita isso.

O agente da Policia Federal Marcos Koren lembrou que a apreensão de uma tonelada e meia de maconha na capital é um fato muito relevante. “É a maior apreensão na região metropolitana desde que se iniciou essa parceria com a Polícia Militar”.

Koren explicou ainda que a droga fica recolhida no deposito da PF à disposição da Justiça. Seguindo os trâmites, de acordo com ele, a PF solicita autorização judicial para incinerar a droga.

De acordo com o coronel Costa, quando o caminhão atravessou a fronteira Brasil/Paraguai não estava com a droga, o que indica que foi carregado no Estado

“Este é o reflexo da dedicação e eficiência dos policiais federais e militares, do Paraná. Estamos realizando grandes apreensões porque estão sendo utilizados todos os recursos para diminuir o volume de drogas que chega à população”, destacou Costa.

A Companhia de Polícia de Choque, da PM, foi quem executou a apreensão e a detenção dos homens que aguardam na Polícia Federal. O comandante da unidade, major Chehade Elias Geha, atribui o sucesso do trabalho à ação conjunta. “Trata-se da união entre os órgãos de segurança pública que resultou na interceptação da distribuição do entorpecente”.

Narcodenúncia

O programa governamental tem contribuído largamente no combate ao Narcotráfico. Por meio dele (telefone 181), as pessoas fazem denúncias e têm suas identidades mantidas em sigilo.

“O apoio da população é fundamental, pois ela conhece o que está acontecendo em seu bairro. Se cada cidadão consciente, ao perceber ações relacionadas ao tráfico de drogas, contribuir o resultado será ainda melhor”, afirmou o coronel Costa.

Ele enfatizou que são vários os meios que as pessoas têm para denúncias. O principal é o 181. “Mas as denúncia também podem ser feitas pelo 190, por exemplo, ,pois o mais importante é agir contra o narcotráfico”.