Golpe ‘importado’

Paulistas presos em Curitiba aplicando golpes “manjados” em suas cidades

Dois paulistas vieram a Curitiba aplicar um golpe que, segundo eles, já estava “manjado” em São Paulo. Wellington Sanches Moreira, 24 anos, e Rud Alison Laurentino da Silva, 20, foram presos quando tentavam enganar uma mulher numa agência do Itaú, banco onde os marginais costumavam agir. Eles conseguiam trocar o cartão de crédito da vítima por outro falso.

Segundo o delegado Matheus Laiola, Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas, os golpistas chegaram na quarta-feira e conseguiram fazer três vítimas, até serem pegos na noite de quinta. Os malandros se aproveitavam da ignorância ou ingenuidade de correntistas para aplicar o golpe. “Eles aguardavam o final do expediente bancário para abordar as vítimas na boca do caixa eletrônico”, diz o delegado. Enquanto um deles fingia estar fazer uma operação num dos caixas ao lado de onde a vítima estava, o outro ficava atrás, na fila, de olho nos dados pessoais. Eles conseguiam enxergar o nome da vítima.

Cadastro

Em seguida, se aproximavam dela e perguntavam se ela já havia efetuado o cadastro no caixa automático. “Eles diziam que ela precisava atualizar o cadastro para fazer a operação”, explicou o delegado. Os bandidos não se identificavam como funcionários do banco e, mesmo assim, as vítimas caíam na lábia deles.

Por incrível que pareça, os clientes aceitavam o auxílio dos golpistas, que conseguiam roubar os dados bancários sem dificuldade. “Para efetuar o cadastro, é preciso digitar a senha, então, os golpistas memorizavam a sequência e conseguiam trocar o cartão da pessoa no momento em que a ajudavam”, disse o delegado.

O momento da prisão da dupla foi gravado pelas câmeras de segurança do banco, que mostram os policiais dando voz de prisão e a vítima, saindo correndo da agência. Wellington e Rud foram autuados em flagrante e reconhecidos por três vítimas.