Operação policial localiza desmanche de carros

Investigadores de Curitiba, em parceria com a Polícia Civil de Santa Catarina, localizaram um desmanche de carros em Joinville (SC), que recebia carros roubados ou furtados no Água Verde. Foram recuperados quatro carros e peças de mais de 50 veículos.

A operação começou com o roubo de um Peugeot, às 20h de segunda-feira. A equipe de investigação do 2.º Distrito Policial (Rebouças) recebeu denúncia que o ladrão abandonou o carro em uma rua e voltaria mais tarde para buscá-lo. Depois de algumas horas de campana, a equipe deteve Daniel de Carlos Castro, 19 anos, e recuperou o Peugeot.

“Com a prisão dele, levantamos informações sobre os receptadores catarinenses. Avisamos a polícia de lá e organizamos a operação para entrar no local no momento correto e prender os suspeitos”, explica o superintendente Emerson, do 2.º DP. Daniel foi reconhecido como autor do roubo pelo proprietário do Peugeot e por donos de outros dois carros roubados.

Paulistas

Três paulistas que ajudavam Daniel a roubar os veículos encomendados pelos receptadores, em Curitiba, permanecem foragidos. Eles foram identificados apenas como “Neguinho”, Rogério e André.

Os quatro iam para o estado vizinho com os carros roubados pelas rodovias federais, sem medo de ser parados pela polícia rodoviária. “Eram encomendados sempre de carros caros, de marcas importadas”, ressalta Emerson.

No local foram apreendidos dois Volkswagen Jetta e um Honda Civic, todos roubados no Água Verde, na semana passada. As peças de mais de 50 veículos poderão ser identificados ao longo da semana.

“O número de furtos e roubos de carros nesse bairro era elevado quando assumimos o 2.º DP. Apuramos que 80% dos carros roubados em Curitiba, são levados para Joinville”, relata o superintendente.

Detidos

Sete pessoas foram presas às 8h30 de ontem no barracão de uma loja que funcionava como desmanche, no bairro Boa Vista, em Joinville. Os suspeitos foram abordados por investigadores de Curitiba e da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) de Santa Catarina.

Os suspeitos de ser responsáveis pelo desmanche, Fabiano Bastos, 38 anos, e Luciano Bastos, foram os primeiros detidos. Fabiano já esteve preso por integrar uma quadrilha que furtava caixas eletrônicos.

Outros cinco homens também foram presos enquanto descarregavam um caminhão de peças automotivas: Osmar Cardoso, Rafael Rodrigues Estuarti, Jairo Batista, Salomão Oliveira Marques e Jean Paulo Soares Kirschnick. Permanece foragido Aladir Frasão da Silva, o “Burrichó”, funcionário do barracão que ajudava a cortar os carros roubados.