Operação da Polícia Federal prende 16 traficantes

A Polícia Federal (PF) em Curitiba deflagrou, na manhã de ontem, mais uma ação de combate ao tráfico de cocaína e maconha no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Ao todo, foram cumpridos 31 dos 35 mandados expedidos pela Justiça. Ontem foram 16 pessoas presas, sendo dez no Paraná, uma em Itajaí, Santa Catarina, e cinco em Amambaí, no Mato Grosso do Sul. Outras 15 pessoas já estavam presas. Durante as investigações, foram apreendidos mais de uma tonelada de drogas e 22 veículos.

No Paraná, os suspeitos eram procurados em Curitiba, Pinhais, Piraquara, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu e Londrina. Ainda restam quatro mandados a serem cumpridos no Estado. Além dos mandados de prisão, cerca de 50 ordens de busca e apreensão foram expedidas pela Justiça Estadual de Curitiba.

Conforme Marcos Koren, chefe do setor Comunicação Social da PF em Curitiba, as investigações começaram há um ano e apontaram que a droga vinha do Paraguai; entrava no Brasil por Foz do Iguaçu e Amambaí e era distribuída em Curitiba e região metropolitana, Londrina e Itajaí.

Com as 15 pessoas presas anteriormente, a PF apreendeu 96 quilos de cocaína e 1,4 toneladas de maconha, além de 11 veículos e duas armas de fogo. Ontem, mais 11 veículos foram apreendidos. As prisões, em alguns casos, resultaram de ação conjunta com a Força Samurai, da Polícia Militar do Paraná.

Na casa de um dos presos em Curitiba foram encontrados R$ 89.700,00 e duas pistolas calibre 380 sem registro. A PF informou ainda que foram cumpridos mandados de prisão em Londrina. Em Amambaí, três dos detidos eram irmãos. O pai deles também foi preso com meio quilo de cocaína dentro de casa.

Segundo a PF, os presos responderão por tráfico interestadual de drogas, uma vez que os mandados foram expedidos pela Justiça Estadual do Paraná, que não tem competência para o julgamento de crimes internacionais.