Operação da PF combate tráfico de drogas no Oeste do Estado

A Polícia Federal deflagrou ontem a Operação Pedra de Fogo, com o objetivo de combater o tráfico de drogas na região oeste do Paraná. Os trabalhos foram centrados em Guaíra, Cascavel, Foz do Iguaçu e Maringá. Quinze pessoas foram presas, cinco em flagrante e dez a partir de prisão temporária decretada pelo Juízo Criminal de Guaíra.

Os mandados de prisão foram cumpridos por policiais federais de Guaíra, com o apoio das Delegacias da Polícia Federal de Cascavel, Foz do Iguaçu e Maringá e com policiais da Superintendência da Polícia Federal do Estado de São Paulo.

Nas buscas e apreensões também realizadas foram apreendidas sete armas de fogo, sendo três espingardas calibre 12, duas carabinas calibre 22, uma calibre 20, e um revólver calibre 32, além de 19 munições para calibre 38, um carregador para pistola calibre 380, 1,2 quilo de cocaína e uma balança de precisão.

O promotor de justiça Marcos Cristiano Andrade conta que a operação já havia resultado na prisão de outras pessoas, realizadas entre dezembro de 2008 e fevereiro deste ano. “Agora foram presos os cabeças da quadrilha”, informou o promotor.

Durante os três meses, a operação resultou na apreensão de quase 3,5 toneladas de maconha e de 7,2 quilos de pasta base de cocaína, o suficiente para produzir até 30 quilos de crack ou cerca de 15 quilos de cocaína.

“Contaremos novamente com o apoio da Polícia Federal que, nas várias localidades onde foram cumpridos os mandados, ouvirá os detidos, para que possamos finalizar as investigações e denunciar os integrantes da quadrilha”, diz o promotor, que não descarta a possibilidade de novos pedidos de prisão temporária.