Notas falsas resultam em prisão no interior do Estado

e92290105.jpg

Itamar era foragido da CPA desde 2003.

Itamar Aparecido de Souza, 38 anos, foi preso por investigadores do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) por posse de dinheiro falsificado. Com ele foram encontradas onze cédulas falsas de R$ 50,00, e uma carteira de identidade falsificada. Segundo o delegado Marco Antônio Góes – responsável pela prisão – o que mais chamou a atenção foi a qualidade das notas falsificadas.

A detenção ocorreu graças a informações obtidas pela polícia, de que o suspeito viajaria no sábado (22) pela BR-277, com destino à Ubiratã, Centro-Oeste do Paraná. Foi montada uma barreira policial a 86 quilômetros de Cascavel e, por volta das 16h30, Itamar foi detido no veículo que conduzia. "Eu estava indo visitar minha mãe que está muito doente", contou o detido. Durante vistoria, foram encontradas em poder do detido as notas falsificadas e uma carteira de identidade, também falsa, em nome de Edson Brasil Alexandrino.

O delegado ressaltou que as notas apreendidas possuíam cinco dos nove instrumentos de segurança utilizados para a confecção das cédulas verdadeiras. O dinheiro apreendido tinha marca d?água, microimpressões, fibras coloridas, fundo especial e fio de segurança, todos os elementos que constam num papel-moeda. Marco Antônio disse que os pequenos comerciantes de beira de estrada foram os principais lesados pelo dinheiro repassado por Itamar.

As diligências realizadas indicaram que Itamar é conhecido de um ladrão de joalherias recentemente preso pelo Cope. O detido é foragido desde 2003 da Colônia Penal Agrícola, em Piraquara, tem antecedentes por furto e roubo e respondeu inquérito por porte ilegal de arma. Itamar disse que conseguiu o dinheiro ao vender um jogo de rodas nas proximidades do terminal do Boqueirão, um dia antes de ser preso.

Voltar ao topo