Namorados do crime em cana

Acabou a farra para o casal de namorados flagrado por câmaras de TV roubando aparelhos de som, de carros estacionados no Largo da Ordem, no final de semana passado. As imagens de Thereza Gleiser, 22 anos, conhecida por ?Tetê?, e Tarzo Mário Dias, 24, cometendo o crime foram exibidas pela TV Paranaense, na noite de segunda-feira.

Para espanto de muitos, o casal não se preocupou em se esconder. Os dois foram detidos caminhando pelas ruas do próprio Centro Histórico de Curitiba.

O casal foi identificado na terça-feira e, desde então, policiais civis e militares tentavam encontrá-los. Há informações que os pais de ?Tetê? foram ouvidos no Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), antes de a filha ser presa. Na noite de anteontem, por volta das 21h, o casal foi visto no Largo da Ordem e detido por policiais militares do 12.º BPM que patrulhavam o local. Os namorados teriam sido levados à Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), que fez todo o trabalho de investigação e identificação da quadrilha que age no Largo da Ordem. Porém, o delegado Rubens Recalcatti manteve em sigilo as informações sobre os trabalhos. Os detalhes da prisão e da participação de ?Tetê? e Tarzo nos furtos devem ser esclarecidos na segunda-feira, quando as autoridades irão se manifestar oficialmente sobre as prisões.

Casal

As imagens mostraram os policiais militares Altenes Pinheiro, 37, e Adriano Fronza, 34, furtando o som de um veículo. Ao fim do telejornal os dois passaram a ser perseguidos, até serem presos na manhã do dia seguinte, quando se entregaram no 12.º Batalhão de Polícia Militar, onde estavam lotados. Os flagrantes também revelaram como agem outros criminosos que arrombam os veículos, como o casal.

?Tetê? e Tarzo aparecem namorando. Aos olhos de quem passa, os namorados não despertam qualquer desconfiança. Ambos estão bem vestidos e parecem estar apaixonados. De repente, Tarzo retira uma chave de fenda, escondida na blusa de ?Tetê?, e arromba um carro. Eles puxam o aparelho de som e vão embora.

Apesar da prisão do casal, a polícia não deve parar de trabalhar durante o final de semana. Há informações que equipes de investigadores da Delegacia de Furtos e Roubos, sob o comando do delegado Recalcatti, foram destacadas para localizar os outros integrantes da quadrilha.

Na segunda-feira, outros membros do bando deverão ser identificados e há possibilidade de que novas prisões aconteçam.

?Tetê levo o som do carro?

?Tetê? expôs sua vida no Orkut (o site de relacionamento mais popular do Brasil), e através dele foi desmascarada. Desde segunda-feira, quando foram divulgadas as imagens dela com o namorado, Tarzo Mário Dias (que não participa do Orkut), não param de chegar recados de pessoas que acreditam ter sido lesadas pelo casal. As primeiras mensagens foram postadas por conhecidos de ?Tetê?, que ironicamente brincavam com ela sobre os furtos. Depois, a notícia de que a ?ladra que apareceu na TV tem Orkut?, rapidamente se espalhou. Os recados começaram a ficar mais pesados. Pessoas que tiveram o som do carro roubado não poupam ofensas, na tentativa de vingar-se do prejuízo. Alguns amigos tentaram defendê-la, e com o ?bate-boca? formado, centenas de comentários foram registrados na página. Até mesmo uma comunidade chamada ?Tetê levo o som do carro (sic)?, foi criada. Desde então, a estudante não se manifestou – ou porque ignorou os recados ou não acessou a internet nos últimos dias.

O site ajudou o delegado Rubens Recalcatti, titular da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) a identificar a estudante e a intensificar as investigações. Através do perfil de ?Tetê? também foi possível descobrir que a garota não pertence ao nível social da maioria dos ladrões. Entre as comunidades da garota, que revelam um pouco da sua personalidade, há muitas ligadas à psicologia e ao espiritismo. Outras como: Amo minha mãe, Amo gatos, Adoro dar risada, Odeio gente burra, Amo música e Eu assistia Caverna do Dragão (um conhecido desenho dos anos 80/90), mostram o lado ingênuo e até mesmo inofensivo da estudante.

Muitas pessoas que entraram no Orkut de ?Tetê? questionaram: ?O que leva uma garota que mora no bairro Bigorrilho, com os pais, cursa uma faculdade particular, com o valor da mensalidade alto, e que não precisaria roubar e vender sons de carro para ganhar dinheiro, se sujeitar a cometer este tipo de crime?.

Voltar ao topo