SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Mutirão carcerário tenta aliviar superlotação em cadeia

Autoridades dos setores policial e judiciário de São José dos Pinhais estão fazendo uma espécie de mutirão carcerário, para tentar aliviar a superlotação na cadeia da cidade. No início desta semana, o xadrez abrigava 151 presos. O objetivo é que, até sexta-feira, 40 detidos deixem a carceragem. Não resolve o problema, mas alivia um pouco.

Clóvis Pinheiro, superintendente da delegacia de São José dos Pinhais, revelou que vem conversando com o diretor do Departamento Penitenciário, Maurício Kuehne, e com a juíza da 1.ª Vara Criminal local, Luciani Regina Martins de Paula, para ver o que é possível fazer para aliviar a superlotação.

A juíza, explicou Clóvis, fez uma rápida revisão nos processos de todos os detidos na carceragem. Àqueles que não possuíam advogado trabalhando em seu favor, e que já tinham direito à liberdade, a juíza concedeu alvarás de soltura. Foram dez no total.

Por parte do Depen, Kuehne transferiu 11 presos para o Centro de Observação Criminológica e Triagem (Cot) na segunda-feira. Outros 19 deverão ter o mesmo destino até o final da semana.