Maior apreensão de contrabando do País

Duas carretas carregadas com aproximadamente 15 toneladas de produtos contrabandeados do Paraguai foram apreendidas ontem, em Cascavel, no Oeste do Paraná. Esta foi a maior apreensão realizada este ano pela Polícia Rodoviária Federal no Brasil. Entre as mercadorias, há equipamentos médicos, eletrônicos e de informática. A carga foi levada para a Receita Federal, em Cascavel, e os dois motoristas, encaminhados para a Polícia Federal, em Foz do Iguaçu.

A apreensão ocorreu por volta das 10h30, no quilômetro 580 da BR-277, no perímetro urbano de Cascavel, em uma operação de rotina da PRF. Os policiais abordaram primeiro o caminhão Scania 112, placa AEX-0327, com carreta ABG-1120, ambas de Cascavel, e encontraram a mercadoria escondida sob a lona.

Enquanto era feita a autuação, o caminhão Scania 111, placa ADB-4609, e carreta ACD-7625, ambas de Corbélia (PR), passou pelo posto da PRF. Os policiais desconfiaram das características do veículo e, durante a vistoria, acharam mais contrabando. ?A gente já tinha informações de que as mercadorias estavam sendo trazidas do Paraguai em caminhões e ônibus. Intensificamos a fiscalização a estes veículos?, comentou o inspetor da PRF Claudino Delai.

Segundo a PRF, os motoristas Alexandre da Silva, 31 anos, e Carlos de Jesus da Silva, 35 anos, afirmaram que iriam levar o contrabando para Cascavel, mas a polícia suspeita que, em função da quantidade de carga, o material seguiria para cidades mais distantes.

Nos caminhões havia também cigarros e bijuterias. As mercadorias foram encaminhadas para a Receita Federal e hoje deve ser confirmada a quantidade e o valor da carga. Segundo a assessoria de imprensa da PRF, a polícia do Paraná vem batendo recorde de apreensões este ano. Em janeiro, foram apreendidos 30 mil pacotes de cigarro escondidos em um ônibus e, em junho, um caminhão carregado com equipamentos eletrônicos e de informática. Até ontem, a PRF contabilizava a apreensão de 704.253 mercadorias contrabandeadas.

Drogas

Na noite de segunda-feira, outra apreensão. Fiscais da Receita Federal recolheram dois quilos de pasta para fabricar cocaína, quatro quilos de crack, 280 gramas de haxixe e mais US$ 50 mil em mercadorias contrabandeadas, na Ponte da Amizade. As drogas estavam escondidas em um ônibus de linha que pertence à empresa paraguaia Rysa. Nenhum dos 35 passageiros que seguiam de Assunção para São Paulo assumiu ser dono das mercadorias. Ninguém foi preso.

A empresa Rysa opera com regularidade a linha Assunção-São Paulo. Quando os paraguaios passam pela fronteira com o Brasil, precisam se identificar na Polícia Federal, enquanto a Receita Federal faz a fiscalização de rotina nas mercadorias. Na operação de segunda, os fiscais encontraram as drogas e as mercadorias escondidas num fundo falso na parte da frente do ônibus.

Além da droga, foram apreendidos também videogames, produtos eletrônicos e de informática. Os entorpecentes foram encaminhados para a PF, que fará análises. A empresa que opera a linha também será investigada.

Voltar ao topo