Justiça absolve coronel de crime de peculato

Por unanimidade de votos, a 2.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça absolveu o coronel Luiz Fernando de Lara, ex-comandante da Polícia Militar do Paraná, do crime de peculato. Denunciado pelo Ministério Público, Lara foi acusado de autorizar a compra de 17 mil jaquetas da empresa Power Brands Comércio, Importação e Exportação Ltda, entre abril e julho de 1999, sem licitação, pelo valor aproximado de um milhão e 750 mil reais. A acusação dava conta de que o oficial teria recebido vantagem ilícita na negociação.

De acordo com o desembargador Telmo Cherem, relator do processo, a utilização de verba proveniente de fundo de natureza privada, instituído pela corporação – e não de recursos públicos – para a compra das jaquetas, demonstra a inexistência do crime apontado.

O coronel Lara, 52 anos, atualmente na reserva remunerada, disse estar aliviado com a decisão do Tribunal. “Fui condenado pela Auditoria Militar, foi uma condenação política. Recorri e agora fui absolvido. A partir de hoje começo uma nova vida”, afirmou o oficial.

Voltar ao topo