Irmãos desaparecem no mar em Caiobá

Dois irmãos estão desaparecidos desde a noite de quarta-feira, depois que resolveram entrar nas águas da praia de Caiobá. Os vendedores autônomos, Timóteo Wenzel Torqueti, 43 anos, e Josué Wenzel Torqueti, 44, sumiram por volta das 21h, e até o final da tarde de ontem não haviam sido encontrados. Segundo o tenente dos bombeiros, Eduardo Gomes Pinheiro, eles são moradores no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, e teriam chegado no litoral na tarde daquele dia.

Com um veículo Van, Timóteo e Josué foram para a praia junto com outros dois menores, de 14 e 16 anos. Os garotos seriam funcionários deles. Ao chegarem em Caiobá, deram uma volta pela cidade e à noite, sem a presença dos guardas vidas, os dois irmãos resolveram entrar no mar. ?Os adolescentes ficaram na areia e quando não viram mais os homens na água, chamaram o Corpo de Bombeiros?, contou o tenente.

Desde a meia-noite de quarta-feira os soldados realizam buscas no local, as quais estão sendo acompanhadas por outro irmão de Timoteo e Josué. ?Pelas últimas ocorrências que atendemos, suspeitamos que ele tenham morrido afogados. Os corpos devem aparecer dentro de três dias?, finalizou o tenente.

Cinco já perderam a vida

Desde o dia 25 de dezembro, quando começou a aumentar o movimento de veranistas nas praias paranaenses, cinco pessoas já morreram afogadas: Marcelo Soares Trindade Júnior, 14 anos, em Caiobá; Carlos Eduardo Mendes, 25, em Matinhos; Luiz Henrique Martins, 37, em Pontal do Paraná, e Eliane Pasquale Pinto, 17, na praia Central em Guaratuba. Desde o início da Operação Verão (20 de dezembro), o Corpo de Bombeiros já fez 476 salvamentos.

Um dos fatores que têm contribuído para esses acidentes e para aumentar as estatísticas de salvamentos dos bombeiros e salva-vidas, é o banho noturno de mar. Foi o que aconteceu com Eliane, que entrou no mar na madrugada do dia 28 e foi levada pela correnteza. Na noite do dia 31, um garoto, também de 17 anos, embriagado, foi salvo por 13 bombeiros que estavam de plantão.

Perigo

Os bombeiros têm alertado os veranistas para os perigos dos banhos de mar no período noturno. A entrada no mar à noite não é aconselhável por ser um horário no qual o banhista não têm possibilidade de verificar as condições da água e suas correntezas e torna-se mais difícil o salvamento, pela pouca visibilidade. Além disso, após as 20h, não há a presença dos bombeiros nas praias.

De acordo com o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, relações públicas dos Bombeiros, o mar tem se apresentado bem mais agitado que em anos anteriores, neste início de temporada. ?As pessoas devem respeitar as sinalizações de perigo e procurar entrar na água próximo dos postos de salva-vidas?, orientou.

Voltar ao topo